
Durante quatro meses, 37 estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte participaram da disciplina eletiva 'VOILÀ, francês no Dom', uma ação de extensão promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do curso de Letras Português-Francês e do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES/UFS). A proposta, realizada em parceria com a escola da rede estadual, uniu o ensino da língua francesa a debates sobre cultura, diversidade e cidadania.
A iniciativa surgiu a partir do interesse dos próprios alunos em aprender francês e conhecer mais sobre o universo francófono. As aulas foram estruturadas em seis eixos temáticos: Amitié (amizade), Respect (respeito), Liberté (liberdade), Connaissance (conhecimento), Fraternité (fraternidade) e Découverte (descoberta), e buscaram aproximar os estudantes da cultura francesa de forma lúdica, interdisciplinar e crítica.
“A proposta foi unir o ensino do idioma ao desenvolvimento de uma consciência social mais sensível às realidades do outro”, explicou a professora Júlia Duarte, coordenadora adjunta da ação. Segundo ela, os alunos refletiram com mais clareza sobre seu papel na sociedade, despertando empatia e senso de responsabilidade coletiva.
As atividades foram conduzidas pelos professores Júlia Duarte, Renilson Oliveira e pela monitora Marciele Nunes, estudante de Letras Português-Francês. Para Marciele, o envolvimento dos alunos foi evidente desde os primeiros encontros: “Eles demonstraram entusiasmo e interesse, tanto pelos temas quanto pelo idioma francês”.

O professor Renilson Oliveira, coordenador da ação, destacou o impacto da parceria entre escola e universidade. “Pudemos promover reflexões sobre valores essenciais, como amizade, liberdade e fraternidade, sempre com base nos direitos humanos e em documentos que dialogassem com a realidade dos estudantes”. Ele acrescenta que o estudo da língua francesa foi também protagonista, servindo como instrumento para o acesso a ideais de justiça e cidadania.
O projeto também contou com a participação de professores convidados. Um dos destaques foi a professora Cristiane Vitório, mestra em História da Educação pela UFS e docente do Dom Luciano, que abordou o eixo Respect. Em sua aula, refletiu com os alunos sobre os direitos das mulheres, destacando a trajetória da francesa Olympe de Gouges, precursora do feminismo no século XVIII. O professor Dario Pagel conduziu os estudantes por uma verdadeira “viagem gastronômica” ao universo francófono, enquanto o professor Wellington Júnio Costa discutiu o conceito de fraternidade no contexto dos direitos humanos.
Outro momento marcante foi a participação de dois ex-estudantes do Dom Luciano que hoje integram a comunidade acadêmica da UFS: Thomas, aluno de Letras Português-Francês, e João Victor Amaral, calouro do curso de Relações Internacionais. Eles compartilharam suas trajetórias e destacaram a importância da educação e do domínio de línguas estrangeiras para ampliar oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo Marciele, os temas trabalhados despertaram nos alunos senso crítico e empatia: “Eles aprenderam a valorizar as diferenças e refletir sobre o outro, enquanto mergulhavam no universo da cultura francófona”.
O encerramento da primeira etapa da ação aconteceu na última quinta-feira, 12, com um evento de confraternização. A celebração incluiu também uma abordagem sobre a presença da cultura francesa nos festejos juninos. Diante da repercussão positiva, a coordenação do projeto já planeja uma segunda edição da disciplina para o segundo semestre deste ano.
Ascom UFS