Qui, 03 de julho de 2025, 10:12

UFS integra rede de estudos avançados em Audiologia
Iniciativa conta também com USP, UFPB e UFRN

O Laboratório de Estudos Avançados em Audiologia (LEAA), do Departamento de Fonoaudiologia do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (DFOL/UFS), integra a rede ReabLITA, que fomenta desenvolvimento de tecnologias assistivas e estudos avançados em Audiologia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP Bauru), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A rede é financiada pelo CNPq e pela Finep, com apoio do Ministério da Saúde e também conta com colaboradores internacionais (África do Sul, EUA e Holanda).

A professora Mariane Comerlatto, do DFOL/UFS, explica que o financiamento tem sido utilizado, na UFS, para o custeio de equipamentos, diárias e passagens para treinamentos, palestras e capacitações. “É uma alegria muito grande participar da rede. As outras universidades (USP, UFPB e UFRN) já tinham uma parceria consolidada e muitas pesquisas nacionais e internacionais conduzidas. O ingresso do campus de Lagarto da UFS em 2022 foi uma grande conquista, principalmente com a estruturação da rede ReabLITA. Isso tem se revertido de forma muito positiva no laboratório, no campus e na Universidade. Um desses papéis que assumimos é o de multiplicadores de conteúdo”, explica.


Professora Mariane Comerlatto, do Departamento de Fonoaudiologia (Foto: Arquivo pessoal)
Professora Mariane Comerlatto, do Departamento de Fonoaudiologia (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe docente do LEAA é formada pelos professores Ademir Comerlatto, Josilene Duarte e Mariane Comerlatto, do DFOL/UFS. A rede ReabLita é formada por mais três laboratórios: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Laboratório de Estudos em Audiologia e Reabilitação Auditiva (LEARA/UFPB) e Laboratório de Tecnologias e Inovação em Cuidados Fonoaudiológicos (TIDIC/FOB-USP).

A rede reúne diversas iniciativas, como o lançamento do aplicativo HearWho em português, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), com participação exclusiva da USP, UFRN e UFPB. O app, voltado para triagem auditiva rápida e gratuita, foi lançado, na última sexta-feira, 27, em Natal, com transmissão online.


Reunião da Rede Reablita na UFRN (Foto: Arquivo pessoal)
Reunião da Rede Reablita na UFRN (Foto: Arquivo pessoal)

Ana Laura Farias

Campus de Lagarto


Atualizado em: Qui, 03 de julho de 2025, 12:01