Seg, 14 de julho de 2025, 15:00

Professora da UFS recebe 'Oscar dos contadores de histórias'
Docente foi agraciada pela 9ª edição do Prêmio Baobá 2025
Niliane Cunha de Aguiar durante premiação (Foto: arquivo pessoal)
Niliane Cunha de Aguiar durante premiação (Foto: arquivo pessoal)

A contadora de história, bibliotecária e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS), Niliane Cunha de Aguiar, foi agraciada pela 9ª edição do Prêmio Baobá 2025, através do Movimento de Contadoras(es) de Histórias da Amazônia. A cerimônia de entrega ocorreu no último sábado, 12, a bordo da embarcação Borari, que navegou pelo Rio Guamá, em Belém (PA).

Considerado o Oscar dos contadores de histórias, o prêmio homenageia artistas da palavra, da oralidade, das narrativas, além de editoras, bibliotecas, instituições de ensino e organizações que fortalecem a narrativa oral, a literatura e a leitura no Brasil.

De acordo com Niliane Cunha de Aguiar, sua indicação ocorreu em virtude do trabalho que desenvolve na UFS, onde ministra há 10 anos a disciplina 'Mediação da Leitura Infantil' para o curso de Biblioteconomia e Documentação. “A disciplina trabalha literatura infantil, mediação da leitura infantil e contação de histórias. Em decorrência dos frutos dessa disciplina, fui aceita na Academia Sergipana de Contadores de Histórias em 2020. E de lá para cá venho desenvolvendo formações e eventos sobre contação de histórias em Sergipe”, explicou a docente.

Com o prêmio, Niliane passa de ‘baobável’ para ‘baobenta’, como ela mesma explica: “Baobáveis é o nome que se dá às pessoas que são indicadas ao prêmio. Quando ganhamos, dá-se o nome de baobentos ou baobentas”.

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 14 de julho de 2025, 16:09
Notícias UFS