
Orientações sobre medicamentos, dosagens, formas de aplicação. Tudo isso torna o cotidiano dos farmacêuticos muito próximo da população. Pensando nisso, o Centro de Informação sobre Medicamentos (Cimufs), do Departamento de Farmácia do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (DFAL/UFS), promoveu o minicurso “Combate à Desinformação em Saúde”, com o jornalista Thiago Leão.

A coordenadora do Cimufs, Taís Unfer, explica que a ação é uma abordagem necessária para o Cimufs e a atuação dos futuros profissionais de saúde. “Muitas dúvidas da população chegam por nossas redes sociais, então é importante saber filtrar e elaborar as respostas (ou informações ativas), de acordo com o público-alvo. Tudo isso é muito necessário porque a desinformação é um grande risco à saúde”, avalia.
O jornalista Thiago Leão, egresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFS), explica que o minicurso abrangeu informações teóricas e oficina. “Acredito que a principal contribuição foi tentar mostrar como cada profissional de saúde, seja no mercado de trabalho seja no campo acadêmico pode contribuir para combater a desinformação, ao mostrar que um profissional de saúde é uma fonte de informação confiável “, alerta. A ação foi realizada no dia 12 de julho.
Ana Laura Farias
Ascom UFS - Campus de Lagarto