
Os quatro cursos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCAA/UFS) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023 alcançaram a nota máxima. O resultado, que foi publicado em abril de 2025, listou os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia com conceito 5, o mais alto na avaliação, fruto de um esforço coletivo entre departamentos, gestão, professores, técnicos e estudantes. O reconhecimento marca um novo momento para o centro, consolidando sua atuação em nível nacional e ampliando sua visibilidade dentro e fora do estado.
Entre os destaques estão os cursos de Engenharia Florestal e Zootecnia. A Engenharia Florestal, que havia recebido nota 2 anteriormente, obteve nota 5 nesta edição. Segundo a professora Alessandra Reis, o curso agora é o segundo melhor do país.
"Ultrapassamos, em valores numéricos, os três cursos mais conceituados do Brasil, sendo eles o da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Isso foi possível graças ao comprometimento do nosso corpo docente e discente e às ações específicas que implementamos".

Entre essas ações estão a reestruturação das disciplinas, a contratação de docentes substitutos, a diversificação na forma de avaliação das disciplinas, a realização de oficinas de revisão dos conteúdos técnicos curriculares e a execução de projetos voltados à preparação dos alunos para a prova. De acordo com a professora do departamento de Ciências Florestais, após a divulgação dos resultados do Enade, a repercussão foi imediata. “Fomos consultados por algumas universidades sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo departamento, os quais fizeram com que o curso saísse da condição anterior (conceito 2) para o resultado de excelência (conceito 5)”.
Para o chefe do Departamento de Ciências Florestais, o professor Américo Cardoso, a nota máxima também contribui para transformar a percepção dos alunos e da sociedade em relação ao curso. “Além destas questões internas, há a percepção, por parte de nossos alunos e da sociedade, quanto à importância da área e à qualidade da formação de nossos discentes. Isso permite, a médio prazo, aumentar a concorrência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com isso, qualificar ainda mais os discentes que ingressarem no curso”.
Segundo o professor, esse cenário impacta diretamente nos indicadores institucionais: “Isso aumenta a nossa taxa de sucesso e reduz a evasão e a desistência, questões que são importantes não só para o curso, mas também para o departamento, o centro e a universidade como um todo”.

Já o curso de Zootecnia, saltou da nota 3 nas últimas duas avaliações para nota 5 em 2023. Para o professor Jailson Fagundes, coordenador do curso, o resultado coloca a Zootecnia da UFS entre os seis melhores cursos do Brasil (no país existem mais de 100). De acordo com o professor, a nota é fruto de um esforço conjunto entre docentes, técnicos e estudantes.
"A nota 5 no Enade funciona como uma chancela de que o nosso curso é de excelência em nível nacional. São poucas as universidades que alcançaram essa pontuação, o que demonstra a alta qualidade do ensino que oferecemos".

De acordo com a professora Paula Rodrigues, vice-coordenadora do curso de Zootecnia, estar entre os melhores do país traz benefícios tanto para o curso quanto para os alunos. “Essa nota serve como base de apresentação para os nossos egressos no mercado de trabalho, pois indica que são profissionais de elevado conhecimento e competência técnica. Além disso, a Zootecnia de São Cristóvão se torna atrativa para investimentos de empresas privadas ou estatais em nossos trabalhos de pesquisa e extensão”.

Dentre as melhorias implementadas, que ajudaram a atingir o resultado, os professores citam a inclusão de novas metodologias de ensino (as metodologias ativas), o fortalecimento dos grupos de estudo e uma preparação específica para o Enade. Além disso, os docentes do departamento passaram a utilizar questões do exame nas provas e promoveram encontros de orientação com os alunos.
Outro curso que conquistou a nota 5 foi Medicina Veterinária, que em 2019 já havia alcançado conceito 4, avaliação considerada como “muito boa” na escala do Ministério da Educação (MEC). Apesar da comemoração com o resultado, a professora Ana Carolina Trompieri, chefe do Departamento de Medicina Veterinária, destaca que no momento, docentes e discentes não podem se acomodar. “Existem pontos que sempre merecem um olhar cuidadoso. Esse cuidado faz com que se fortaleça o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), elevando o prestígio institucional”.
De acordo com a professora Ana Carolina, o Departamento de Medicina Veterinária também promoveu uma série de iniciativas que contribuíram para alcançar o resultado. Entre elas, destacam-se a produção de cartilhas, resumos estruturados e até podcasts com conteúdo direcionado à prova. Os professores e técnicos administrativos atuaram de forma conjunta, oferecendo orientações específicas e apoio contínuo aos alunos. Além disso, o curso investiu na capacitação permanente do corpo docente, na integração entre pesquisa, extensão e prática clínica, e no fortalecimento de ações que incentivam a realização de estágios e a inserção no mercado de trabalho.

O impacto da conquista é sentido principalmente pelos alunos. Para Danilo Guidice, egresso da Zootecnia, o resultado foi motivo de orgulho, pois reflete o potencial do trabalho que alunos e professores desenvolvem há anos.
"Foi emocionante saber que nosso curso está entre os poucos que atingiram nota máxima no país. Mesmo sem ter feito a prova, me senti parte dessa conquista".

Além dos quatro cursos com melhor desempenho na prova do Enade, também merecem reconhecimento Engenharia de Pesca e Engenharia Agrícola. Ambos passaram pela Avaliação Externa in loco em 2024 e conquistaram conceito 4. Assim, todos os cursos do centro apresentaram aumento no conceito atribuído pelo MEC e estão entre os melhores do país.
Segundo o professor Luis Gustavo, coordenador do curso de Engenharia Agrícola, “um curso ter o conceito 4 junto ao MEC indica que ele foi avaliado como muito bom. Na prática, isso significa que, em geral, os indicadores de qualidade, como o desempenho dos alunos, do corpo docente, a infraestrutura e a organização pedagógica, foram considerados acima da média esperada”.
A valorização do apoio institucional também aparece no depoimento da professora Alessandra Reis, do Departamento de Ciências Florestais, que destaca a importância da parceria com a gestão do centro. “O CCAA foi fundamental e esteve sempre ao lado do Departamento de Ciências Florestais em todos os momentos. A Professora Carolina Nunes foi incansável, nos apoiou em todas as demandas e ações junto à reitoria”.
A outra engrenagem por trás do resultado
O sucesso dos cursos é também reflexo das ações que foram desenvolvidas pelo próprio CCAA nos últimos anos. A diretora do centro, a professora Carolina Nunes, ressalta que entre as prioridades estavam ações de cunho pedagógico, como por exemplo, eventos de acolhimento e orientação para os calouros, atividades para formandos com foco no Enade e o monitoramento de estudantes em fase de conclusão junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Também foi realizada a busca e aquisição de novas vagas para técnicos, docentes e terceirizados, campanhas de saúde, atividades de cuidado com a saúde mental, projetos de apoio pedagógico e investimento na comunicação das atividades do Centro, além de eventos culturais e ações voltadas para alunos, servidores técnicos, docentes e terceirizados. Além disso, também está sendo elaborado o Projeto do Núcleo de Disciplinas Básicas, com encontros entre os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos seis cursos, junto à direção do Centro, que visa remediar problemas como a alta reprovação nas disciplinas dos cursos do CCAA.
De acordo com a professora, esse conjunto ajudou a contribuir para o desempenho expressivo dos cursos avaliados. “Acredito que muitas ações que realizamos nos últimos anos contribuíram de forma positiva para essa nota 5. Quando se tem um olhar humano e cuidadoso para os estudantes e servidores, e busca-se ações para solucionar os problemas, os resultados aparecem”.

De acordo com a gestora, de forma integrada, essas estratégias fortaleceram o vínculo dos alunos com seus cursos e com o centro, e consequentemente, contribuíram para um ambiente mais engajado e preparado para alcançar resultados de excelência.
“Busquei sempre envolver os estudantes, desde a organização dos eventos até a escuta de suas demandas. O sentimento de pertencimento faz toda a diferença”, afirma Carolina.

As Ciências Agrárias em Sergipe e no Brasil
O destaque dos cursos também reflete a importância crescente das Ciências Agrárias no cenário nacional. Em 2024, o setor agropecuário respondeu por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com mais de R$ 67 bilhões gerados apenas entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
"As Ciências Agrárias têm papel fundamental na produção de alimentos e também nas questões ambientais e climáticas, que são cada vez mais urgentes", pontua Carolina Nunes.
Em Sergipe, o setor também tem peso significativo. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 3,6% no PIB, impulsionado pelo desempenho agropecuário. De acordo com a professora, os cursos do CCAA contribuem diretamente para isso, formando profissionais que atuam no campo, promovem inovação e fortalecem a economia local.
Sobre o Enade
O Enade é realizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes de cursos de graduação. Em 2023, avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil, entre as áreas da saúde, engenharias e agronomia. Na UFS, 29 cursos foram avaliados. Segundo Marluce Lopes, chefe da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires/UFS), "a nota do Enade, junto com outros indicadores, compõe o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que servem como base para políticas públicas educacionais".
Cursos com nota 5 são considerados de excelência máxima. No caso do CCAA/UFS, essa nota reforça a qualidade do ensino, atrai investimentos, destaca os egressos no mercado e fortalece o reconhecimento da universidade em nível nacional.
Mateus Ferreira - CCAA UFS