No último dia 13 de agosto, a Assistência Pedagógica do campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou a 2ª edição do projeto “Ponto de Diálogo”, que tem como objetivo compreender as necessidades dos docentes para melhorias no processo pedagógico e avaliativo do campus.
Com o tema "Refletindo sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem Significativa: diferentes perspectivas na construção do conhecimento”, o encontro fomentou reflexões e promoveu uma escuta qualificada sobre a importância da Avaliação Formativa no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o pedagogo e coordenador da Assistência Pedagógica do campus, Severino Alves Reis, a temática está em sintonia com a proposta pedagógica do Sertão, pautada nas Metodologias Ativas (PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas), fortalecendo o compromisso com práticas educativas mais participativas e transformadoras.
"Neste evento, a parceria com a direção do campus e a comissão de avaliação do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra (DECATS), da qual também faço parte, foi essencial porque já estamos desenvolvendo uma pesquisa neste campo da avalição formativa atrelada às Metodologias Ativas. Nossa intenção é realizar quatro encontros anuais, com diversas temáticas que fortaleçam a compreensão e a avaliação formativas”, explicou.
Facilitadora da ação, a professora do Departamento de Educação, Marilene Nascimento, conta que essa "com-versação’' trouxe a função formativa da avaliação, em uma perspectiva de discussão do conceito e do desenvolvimento no campo da aprendizagem baseada em problemas (PBL).
"Considerando a criação de territórios imersivos, combinamos de continuar com oficinas sobre a taxonomia de Bloom na produção de objetivos de aprendizagem, os indicadores de qualidade da educação superior (processo e produtos nos cursos de graduação) e a escrita de problemas direcionada à metodologia PBL. Essa parceria representa avanços de colaboração entre os diferentes campi e áreas de atuação da UFS".
Ainda não há uma data definida para o próximo "Ponto de Diálogo", mas a previsão é de que aconteça até outubro.
Ascom UFS