
O campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 17, o programa Servidor Itinerante, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFS). Esta edição teve como tema “Movimente-se: como a atividade física pode transformar a sua saúde”, com palestra ministrada pela professora Martha Bragança, do Departamento de Educação Física (DEF/UFS).
A docente abordou a importância do movimento no cotidiano dos servidores, dentro e fora do ambiente de trabalho. “É importante que a gente entenda algumas coisas básicas, como a diferença entre a atividade física e exercício físico. A atividade física está inserida em nosso cotidiano, como atividades domésticas, demonstrando um comportamento com gasto de energia acima do nível de repouso. Já o exercício físico é uma ação programada, feita de forma planejada, que melhora ou mantém nossas capacidades físicas, como flexibilidade e força, além de colaborar para a manutenção de um peso corporal adequado”, explica.


O diretor do campus de Lagarto, professor Makson Oliveira, acredita que o recebimento das ações do Servidor Itinerante é benéfica para os campi do interior. “É uma iniciativa que a gente sempre recebe de braços abertos, estimulando a participação dos nossos servidores”, pontua.
A coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep, Rose Fagundes, acredita que o diálogo é o fator chave para o sucesso da ação. “A gente faz primeiramente uma conversa com o campus para entender quais são as reais necessidades e trazer uma temática de interesse fazendo com que nossa Universidade fique cada vez mais conectada com essas trocas entre os campi. É uma iniciativa bastante estimulada pelo nosso pró-reitor, Jailton Costa. O resultado aqui em Lagarto é sempre bom, é um campus que contamos muito com a adesão das pessoas”, pontua.
A chefe do Serviço de Gestão de Pessoas (Segepe) do campus de Lagarto, Raisa Teixeira, participou da escolha da temática. “Nós aqui somos um campus de Saúde e esses assuntos sempre chamam atenção. Como não temos o curso de Educação Física aqui em Lagarto, trazer uma professora de São Cristóvão nos proporcionou uma nova abordagem”, explica.

A ação foi aprovada pelos servidores. O assistente em administração John Andrade, que é também corredor amador, considerou importante debater o tema dentro do campus. John corre há cinco anos e utiliza, em seu horário livre, o campus como espaço de treinos. “Eu fico muito feliz de ver que o espaço aqui do campus é utilizado para a prática de esportes, não somente por mim e pelo clube de corrida que faço parte, mas também pela comunidade de Lagarto, incluindo outras pessoas com deficiência”, pontua.

Já Evesson Rocha, servidor da UFS há apenas um mês, participou de seu primeiro evento na instituição. “Foi muito bom, eu sempre me interesso por assuntos de saúde. Ouvir a professora me fez refletir algumas coisas e me incentivou a retomar os exercícios físicos, que parei há alguns meses. Uma ação assim mostra que a instituição se importa conosco”, avalia.

Ana Laura Farias
Ascom UFS - Campus Lagarto