Entre os dias 22 e 26 de setembro, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) promove a III Semana da Conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência, alinhada à campanha nacional Setembro Verde. Com o tema “Singularidade, Representatividade e Potencialidade 2025”, o evento reúne apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas e mesas-redondas, envolvendo estudantes, professores, familiares e comunidade externa.
A diretora do Codap, professora Marília Menezes, destaca que a semana é um espaço de reflexão e mudança de atitudes. “A inclusão precisa acontecer todos os dias, mas esse momento busca afetar a percepção da comunidade escolar, para que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas em suas singularidades e potencialidades, para além de padrões e estereótipos”, afirmou.
A programação contará com palestras de pesquisadores, relatos de experiências de pessoas com deficiência, apresentações culturais de grupos de dança e música, além da integração da tradicional Feira da Francofonia do Codap, que este ano dialoga com a temática do anticapacitismo, em sintonia com o movimento vivenciado na França.
De acordo com a coordenadora do evento, professora Helen Matos, o tema nasceu de um projeto de leitura e letramento desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais, com foco no empoderamento dos estudantes com deficiência. “Nosso objetivo é desconstruir preconceitos e superar barreiras atitudinais, lembrando que diferença não é limitação, é singularidade”, ressaltou.
A abertura da Semana terá a participação do cantor e compositor Vinicius dos Santos, estudante do Codap, que apresentará uma canção inédita criada especialmente para a ocasião.
Confira a programação completa no link abaixo.
Ascom UFS