Seg, 06 de outubro de 2025, 16:23

UFS realiza recepção e acolhimento dos calouros 2025.2
Evento aconteceu no auditório da Didática 5
Evento aconteceu na Didática 5 do campus de São Cristóvão (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Evento aconteceu na Didática 5 do campus de São Cristóvão (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu, nesta segunda-feira, 6, a Recepção e Acolhimento dos Calouros do semestre 2025.2. O evento, organizado pela Coordenação de Assistência e Integração Estudantil (Codae/Proae), em parceria com a Coordenação de Licenciaturas e Bacharelados (Colib/Prograd), foi realizado no Auditório da Didática V, no Campus de São Cristóvão.

A atividade foi voltada aos novos discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física, Geografia, História, Medicina, Odontologia e Pedagogia. Além de marcar o início da trajetória acadêmica dos estudantes, o encontro teve como objetivo promover a integração, apresentar a estrutura da universidade e reforçar os serviços de apoio disponíveis à comunidade discente.


Apresentação do coral do Codap/UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Apresentação do coral do Codap/UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Em sua fala de boas-vindas, o reitor André Maurício destacou a importância da convivência e do aprendizado coletivo no ambiente universitário.

“É uma alegria imensa receber vocês na Universidade Federal de Sergipe. Eu entrei aqui como aluno há 36 anos, mudei de curso no meio do caminho, me formei, tornei-me técnico, depois professor e, hoje, reitor. Vivi praticamente todas as etapas da vida universitária. E se eu pudesse compartilhar um segredo com vocês, seria este: cooperação".

Durante a Aula Magna, a vice-reitora Silvana Bretas reforçou a dimensão pública, social e transformadora da universidade, destacando a importância da consciência crítica e do compromisso coletivo com a educação.

“Este é um momento afetivo, de acolhimento e de construção de vínculo. Ser estudante de uma universidade pública é compreender que nós fazemos parte de um grupo que ainda é pequeno no Brasil e que, por isso mesmo, tem um papel muito importante".


Vice-reitora da UFS, Silvana Bretas (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Vice-reitora da UFS, Silvana Bretas (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Acolhimento e orientações

Durante o evento, a pró-reitora de Graduação, professora Marta Élid, apresentou aos calouros as ações e serviços da Prograd e da Proae, explicando como as pró-reitorias acompanham o estudante desde a matrícula até a formatura.

“A recepção é um momento de orientação e de aproximação. Estamos aqui para explicar um pouco sobre o funcionamento da universidade, sobre como a Prograd e a Proae estarão presentes em toda a trajetória de vocês”, destacou a pró-reitora.


Marta Élid é pró-reitora de graduação (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Marta Élid é pró-reitora de graduação (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Para os novos estudantes, o momento foi marcado por emoção e expectativa. “Meu nome é Ana Luísa Melo da Silva, sou caloura de Ciências Contábeis. Entrei na UFS logo após o Enem e confesso que o curso foi uma descoberta. Não era meu sonho inicial, mas me apaixonei desde o primeiro contato. Espero que essa jornada realize meus sonhos, que eu encontre pessoas incríveis e que o futuro seja cheio de aprendizado e conquistas”, contou.


Ana Luísa Melo da Silva é caloura do curso de Ciências Contábeis (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Ana Luísa Melo da Silva é caloura do curso de Ciências Contábeis (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 07 de outubro de 2025, 08:48
Notícias UFS