Qui, 09 de outubro de 2025, 15:46

Pesquisadores de Jornalismo da UFS conquistam Prêmio Adelmo Genro Filho
Premiação reconhece trabalhos científicos que contribuem de forma prática e inovadora para o campo do jornalismo

O projeto Indicadores de Credibilidade do Jornalismo (ICJOR) conquistou o Prêmio Adelmo Genro Filho 2025, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), na categoria Pesquisa Aplicada. A premiação reconhece trabalhos científicos que contribuem de forma prática e inovadora para o campo do jornalismo. Colaborativo, o projeto contou com a participação de três representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de outras quatro instituições.

O ICJOR desenvolveu um sistema de indicadores capaz de avaliar a credibilidade de veículos de comunicação a partir de critérios éticos, de gestão e de qualidade informativa, como explicou o professor do Departamento de Comunicação (DCOS/UFS) e responsável pelo Laboratório de Estudos em Jornalismo da UFS, Josenildo Luiz Guerra.

“Avaliamos alguns aspectos da produção de conteúdo e da gestão editorial de veículos jornalísticos, a partir de indicadores que sugerem o nível de credibilidade dos veículos avaliados. Uma das conclusões é que não necessariamente o porte do veículo é determinante, mas a decisão editorial de se comprometer com boas práticas jornalísticas”.


Para trabalhar os dados da pesquisa, documentar e gerar a escala de pontuação, foi usado o sistema Q-Avalia, desenvolvido pela equipe da UFS em 2017, em projeto financiado pelo CNPq. “Tanto contribuímos com indicadores de gestão editorial quanto contribuímos com o sistema que desenvolvemos, para organizar, estruturar, documentar e gerar os resultados da avaliação”, acrescentou Guerra.

Trabalho colaborativo

Sob a coordenação de Rogério Christofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a colaboração entre as instituições fortaleceu o resultado do trabalho, como destacou o professor Josenildo Guerra.


Pesquisadores Rafiza Varão, Danilo Rothberg,  Ana Prado, Rogério Christofoletti e Josenildo Guerra (Foto: arquivo pessoal)
Pesquisadores Rafiza Varão, Danilo Rothberg, Ana Prado, Rogério Christofoletti e Josenildo Guerra (Foto: arquivo pessoal)

“O caráter colaborativo da pesquisa é fundamental, porque esse grupo trabalha há mais de dez anos junto, cooperando entre si, e permitindo que houvessem maiores condições de abordar os diferentes aspectos que envolvem o trabalho jornalístico. Nós utilizamos também a memória dos resultados que produzimos anteriormente como base para esse projeto do índice de credibilidade”.

Além do discente, fizeram parte do projeto os pesquisadores do Laboratório de Estudos em Jornalismo da UFS Ana Rachel Gonçalves Pereira e Josafá Bonifácio Neto, também coordenador de Jornalismo da Rádio UFS FM.

Ainda participaram da pesquisa as seguintes equipes: Fernando Oliveira Paulino, Luiggi Fontenele, Milena Marra, Patrícia Bezerra, Renata Gomes de Oliveira Miranda e Rafiza Varão, da Universidade de Brasília (UnB); Ana Prado, Francicleia Ramos Pacheco e Kelvyn Werik Nascimento Gomes, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Andresa Caroline Lopes de Oliveira, Danilo Rothberg, Ingrid Khiara Moraes Martins, Lara Luiza Baesteiro Campeão e Vinicius Lauriano Ferreira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Denise Becker, Giulia Rabello De Martini, Kalianny Bezerra de Medeiros, Natália Huf, Raphaelle Batista, da UFSC.

O próximo passo do grupo é ampliar o número de veículos e produtos avaliados para alcançar um resultado ainda mais abrangente.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 09 de outubro de 2025, 17:31
Notícias UFS