
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) vem a público lamentar profundamente o falecimento do professor e pesquisador Bernard Charlot, que ao longo de mais de duas décadas dedicou sua trajetória acadêmica e científica à nossa instituição, deixando um legado de inestimável valor.
Nascido na França em 1944, doutor em Educação e professor emérito da Universidade de Paris X, o Prof. Bernard Charlot estudou e atuou como docente desde 1985, tornando-se referência internacional ao desenvolver a Teoria da Relação com o Saber, voltada à compreensão das possibilidades e desafios do sucesso escolar, especialmente em contextos populares.
Radicado em Sergipe há 22 anos, recebeu em 2022 o título de Cidadão Sergipano e, no mesmo ano, foi agraciado pela Universidade Federal de Sergipe com o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua contribuição científica, ética e formativa.
Na UFS, atuou como professor visitante e professor voluntário, integrando de maneira decisiva os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA), Culturas Populares (PPGCulturas Populares), além de colaborar com os Núcleos de Dança e Teatro. Como um dos líderes do Grupo de Pesquisa Educon, ao lado de sua esposa, Profa. Veleida da Silva Charlot (UFS), foi responsável por promover importantes eventos científicos nacionais e internacionais, fortalecendo a produção acadêmica da instituição.
O velório será realizado nesta quinta-feira, 4, na unidade da Osaf localizada na Rua Itaporanga, 436, em Aracaju, na sala 02, das 10h às 16h.
A UFS será eternamente grata à trajetória, ao compromisso intelectual e ao legado humano de Bernard Charlot, que marcou profundamente gerações de estudantes, pesquisadores e docentes.
Ascom UFS
