O Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia premiou docentes do Departamento de Fonoaudiologia (DFOL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento é considerado o maior encontro científico da área na América Latina.
As docentes do DFOL/UFS Gerlane Nascimento, Josilene Duarte, Mariane Comerlatto e Natália Leite foram premiadas na temática “Motricidade Orofacial”. A docente do PPGCAS/UFS Andrea Monteiro também foi contemplada na categoria "Motricidade Orofacial"; e Carla César, Kelly Silva e Raphaela Granzotti foram contempladas nas categorias “Linguagem” e “Perícia Fonoaudiólogica”. Os trabalhos também contam com a participação de discentes de graduação e pós-graduação.
Atualmente, as docentes Kelly Silva (vice-coordenadora do PPGCAS) e Raphaela Granzotti (coordenadora) ocupam os cargos de vice-coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita do Adulto e Idoso e coordenadora na área de Linguagem na Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, respectivamente. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia conta também com as docentes do DFOL Josilene Duarte (coordenadora do comitê de Prevenção, Promoção e Diagnóstico em Saúde Auditiva), Mariane Comerlatto (coordenadora do Comitê de Reabilitação) e Natália Leite (coordenadora do Grupo de Trabalho Anomalias Craniofaciais).
O Congresso foi realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, em São Paulo. Ao todo, foram mais de 20 trabalhos inscritos (somando graduação, pós-graduação e egressos do campus de Lagarto).
Ana Laura Farias
Ascom UFS - Campus de Lagarto
