
No próximo dia 13 de dezembro haverá o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país. Vinculados à Ebserh, os Hospitais Universitários da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju (HU-UFS) e em Lagarto (HUL-UFS) participarão da ação, com a realização de cirurgias, exames e consultas, totalizando quase 5 mil atendimentos em saúde ao longo do dia.
Nos dois hospitais de Sergipe, serão recebidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia, exame ou consulta. De acordo com Flávia Janólio, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, a realização do mutirão é parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS.
“O Ebserh em Ação finaliza o ano com a sua última edição, em um esforço concentrado para aumentar o atendimento, facilitar o acesso dos usuários do SUS aos serviços e atender às demandas que já estão há algum tempo aguardando na fila. Nas três edições deste ano, tivemos um aumento crescente de oferta de cirurgias, exames de imagem e laboratório, com cerca de 80 cirurgias, 3.500 exames laboratoriais, tomografias, ecocardiografias, endoscopias e outros procedimentos. Isso reflete um compromisso do HU-UFS no atendimento às demandas da população. Tivemos mais de 300 profissionais envolvidos, residentes, alunos da graduação nessa atividade. Estamos fechando o ano com um resultado bastante positivo e crescente em relação à oferta de exames e cirurgias que a população demanda. Esperamos que, em 2026, a gente possa continuar ofertando, com essa mesma qualidade, compromisso e segurança, para que todos possam ter acesso aos serviços do SUS”, destaca a gestora.
Para o gerente de Atenção à Saúde do HUL-UFS, Alexandre Machado, o Dia E representa o fortalecimento do SUS. “O HUL- UFS integra, com orgulho, o esforço nacional promovido pelo projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. No Dia E, o hospital segue com seu atendimento habitual de porta aberta. Além disso, as nossas equipes se mobilizaram para ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas, consultas especializadas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo de forma concreta para a melhoria da assistência em saúde no estado”, afirma.
O HUL-UFS é referência para a região centro-sul de saúde de Sergipe, mas, devido à sua capacidade técnica e à demanda regional, frequentemente acolhe também usuários de municípios circunvizinhos e até de outras regiões do estado. “Trata-se de um impacto direto e positivo na vida das pessoas que dependem do SUS, ampliando a resolutividade e fortalecendo o cuidado integral. A cada mutirão temos conseguido aumentar a oferta de serviços para a população, uma iniciativa que reforça o compromisso da Rede Ebserh e do HUL-UFS com a comunidade, demonstrando que, quando mobilizamos esforços de forma integrada, conseguimos promover avanços significativos na assistência, garantindo mais acesso, qualidade, equidade e humanização para os usuários do Sistema Único de Saúde”, complementa o gestor.
No mutirão do dia 13 de dezembro, o Hospital Universitário de Lagarto realizará cirurgias da mão, ortotraumatologia, aparelho digestivo cirurgia geral, além de exames laboratoriais e de imagem, e consultas ambulatoriais em diversas especialidades. Já o Hospital Universitário de Aracaju concentrará ações em exames de imagens, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, ecocardiograma e endoscopia digestiva, além de exames laboratoriais, testes de caminhada e punções em mastologia. Também haverá cirurgias em vascular (com espuma), otorrinolaringologia (septo e tímpano), geral (vesícula), plástica, urologia (cistolitotomia e hérnias) e orofaciais.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS e o HUL-UFS fazem parte da Rede Ebserh desde 2013 e 2017, respectivamente. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Unidade de Comunicação Regional HU-UFS e HUL-UFS
