Ter, 16 de dezembro de 2025, 08:00

UFS recebe novas Funções Comissionadas de Coordenação de Curso
Concessão ocorre após um intervalo de 13 anos
 (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)
(Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu 15 novas Funções Comissionadas de Coordenação de Curso (FCC), destinadas aos cursos de graduação. Há, ainda, a perspectiva de ampliação desse quantitativo a partir de janeiro de 2026.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep/UFS), Jailton de Jesus Costa, a concessão ocorre após um intervalo de 13 anos, sendo a última liberação de funções registrada em setembro de 2012. Atualmente, a UFS possui 145 funções desse tipo.

“Essa conquista é resultado de uma comunicação institucional eficiente e do diálogo permanente entre a gestão da UFS e o Ministério da Educação (MEC). A UFS possui 12 cursos de graduação e 11 cursos de pós-graduação, além daqueles criados mais recentemente que ainda não iniciaram suas atividades, todos sem a correspondente FCC. Serão priorizados, neste momento, os 12 cursos de graduação já em funcionamento há vários anos e os três cursos de pós-graduação mais antigos”, explicou.

A distribuição das funções impacta diretamente a qualidade da organização pedagógica e do atendimento aos estudantes, uma vez que essas funções são fundamentais para estruturar a gestão acadêmica cotidiana e fortalecer a articulação entre ensino, gestão e comunidade universitária. Sem a FCC, as atividades de coordenação de curso tendem a ser fragmentadas, dependentes de esforços voluntários e menos sistemáticas.

“A adequada distribuição dessas funções não é apenas uma questão administrativa, mas um fator estruturante da qualidade acadêmica, da eficiência da gestão pedagógica e da garantia de um atendimento qualificado aos estudantes”, ressaltou o pró-reitor.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 15 de dezembro de 2025, 16:54
Notícias UFS