Estudantes do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal de Sergipe (PRU/UFS) receberam uma capacitação de Primeiros Socorros nesta quinta-feira, 15, no campus de São Cristóvão. O curso ensinou aos discentes a maneira correta de agir em situações de emergência do dia-a-dia, incluindo a rotina do ambiente estudantil.
A capacitação envolveu procedimentos para manobras de desengasgo e auto-desengasgo, socorro em casos de afogamento, queimaduras, picadas de animais peçonhentos, desmaios, além de mostrar números de contatos de emergência e para quais ligar em determinadas situações. De acordo com o Coordenador de Assistência e Integração do Estudante (Codae/UFS), Fábio dos Santos Barbosa, o curso foi destinado aos alunos das residências universitárias pelo fato de morarem distantes de familiares, o que dificulta pedidos de ajuda.
“São alunos de outros municípios, de outros estados, e até de outros países, que convivem dentro do Programa Residência Universitária e precisam estar prontos para qualquer tipo de intercorrência, já que não têm família por perto. A universidade não funciona 24h, então eles têm que apoiar uns aos outros. E o curso foi pensado justamente para prepará-los para qualquer situação de risco ou prestação de socorro, como uma fratura, um corte, uma pressão arterial que caiu, um trauma”, disse.
Cada residência pode abrigar até seis estudantes, e a ideia é que o conhecimento obtido no curso seja repassado aos colegas e familiares, como explicou a técnica de Referência do PRU, Luana Rezende.
“Esses conhecimentos vão ajudar não só no socorro nas residências, mas também em outras situações, como visitas a parentes, aqui no ambiente da universidade. Então, é uma multiplicação de conhecimento”, ressaltou.
A atividade foi realizada pelo Projeto Capacite-SE, formado por professores e alunos dos oito cursos do campus Lagarto. De acordo com a coordenadora do programa e professora de Educação em Saúde, Simone Cabral, mais de dez municípios já foram visitados com as ações educativas.
O estudante de Letras Inglês, Victor Silva Santos, participou do curso e disse que já presenciou situações de alerta e celebrou agora ter conhecimentos em caso de novas intercorrências.
“Já vi muitos colegas quase engasgando enquanto comiam e não sabiam o que fazer. Agora, caso haja alguma emergência, vou poder ajudar de alguma forma. Além disso, também vou saber o que fazer caso eu mesmo passe por um engasgo”.
Ascom UFS
