
O Centro Acadêmico Sílvio Romero, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (CASR/DDI/UFS) empossou o novo Conselho Diretivo, na noite da última quinta-feira, 16, no campus de São Cristóvão. O evento também marcou o início das comemorações dos 75 anos do curso em Sergipe.
Fundado nas primeiras décadas de funcionamento do curso de Direito da UFS, o Centro Acadêmico Sílvio Romero é uma das mais tradicionais entidades estudantis do estado.
A chapa vencedora da eleição foi a ‘Tobias Barreto’, que homenageia o filósofo, escritor e jurista sergipano. Para o coordenador-geral do Conselho Diretivo, o estudante Teófilo Carvalho, a renovação da diretoria marca a continuidade de uma tradição de pensamento crítico, engajamento político e protagonismo estudantil em defesa da democracia e dos direitos sociais.
“O CASR é uma entidade histórica, sendo uma das entidades de representação acadêmica mais tradicionais do Estado de Sergipe, e nossa gestão agora assume esse legado e as atribuições que dele decorrem, cientes da responsabilidade histórica e com a expectativa de consolidar um Centro Acadêmico cada vez mais plural, combativo, democrático e comprometido com a defesa dos interesses dos estudantes e com o estímulo à vida acadêmica, a cultura e à produção científica do curso de Direito, consolidando um diálogo permanente com o corpo docente, a comunidade acadêmica e as demais instâncias universitárias”.
Para o estudante, o CASR também é marcado pela passagem de três ex-governadores do estado de Sergipe: Albano Franco, Jackson Barreto e Marcelo Déda.
“Por isso, nossa principal expectativa é contribuir para o resgate desse papel político, moral, cultural, combativo e formativo que o CASR exerceu ao longo de tantas gerações entre os discentes do curso de Direito da UFS, cumprindo também uma função social que não se limita aos espaços internos do Departamento de Direito, mas que ultrapasse os muros de nossa universidade”, reforçou Teófilo.
Atualmente, a diretoria é composta por sete coordenações: Coordenação Geral; Jurídica; Financeira; de Intercâmbio, de Política e Relações Sociais, Sociocultural e de Imprensa. O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição.
