A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lançou o Edital nº 07/2026/Prograd/UFS, que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado para cadastro reserva de professores aptos a exercer a função de Professor Formador Bolsista no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).
O edital tem como objetivo constituir um banco de docentes que poderão ser convocados, conforme a necessidade do curso, para atuação como Professor Formador I ou Professor Formador II nos terceiro e quarto módulos da licenciatura, com previsão de realização ao longo do ano letivo de 2026 e do primeiro semestre de 2027.
As atividades do curso são desenvolvidas no formato de alternância, envolvendo o Tempo Universidade, com aulas presenciais, e o Tempo Comunidade, que compreende atividades supervisionadas realizadas junto às comunidades quilombolas. No ato da inscrição, a pessoa candidata deverá optar obrigatoriamente pela modalidade para a qual deseja concorrer, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital.
Para concorrer às vagas, é necessário comprovar experiência em Educação Escolar Quilombola e/ou em Educação das Relações Étnico-Raciais na trajetória acadêmica ou profissional. A seleção será conduzida por comissão avaliadora designada pela Prograd, composta por docentes da UFS, coordenação local do Parfor Equidade e representante das comunidades quilombolas de Sergipe.
As normas completas, requisitos para cada modalidade, critérios de avaliação e demais orientações estão disponíveis no edital.
Informações: eduquilombola@academico.ufs.br
Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola:
https://prograd.ufs.br/pagina/31348-educacao-quilombola
Edital nº 07/2026/Prograd/UFS (Professor Formador):
https://prograd.ufs.br/uploads/page_attach/path/26617/Versao_Final_Edital_LEEQ__2026_Professor_04_02_26_assinado.pdf
Ascom UFS
