Qui, 05 de fevereiro de 2026, 15:06

Ação de extensão da UFS estimula empreendedorismo e geração de renda
Marketing, finanças e inovação são temas trabalhados durante toda a programação
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Microempreendedores que fazem parte da comunidade interna e externa à Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão participando do Empreende UFS, uma ação realizada até esta sexta-feira, 6, pelo Departamento de Secretariado Executivo e a Pró-Reitoria de Extensão da instituição. O evento busca estimular o crescimento sustentável, ampliar a compreensão sobre o mercado e oferecer capacitação em áreas essenciais como gestão financeira, marketing e inovação.

A programação é composta por palestras, mesas de diálogo, atividades interativas e uma Feira Empreendedora, que aconteceu na última quinta-feira, 5, no corredor principal da UFS, entre as didáticas 5 e 6.


(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

“Tivemos a ideia de criar uma ação empreendedora na UFS, um evento para levar qualificação, conhecimento sobre a gestão financeira, marketing, formas de empreender e conscientizar as pessoas da importância que o empreendedorismo traz para a comunidade, tanto interna quanto externa. Temos pessoas que já vendem aqui. Resolvemos criar uma feira também para propiciar esse momento de divulgação, de vendas, e levar a comunidade a se sentir participante, membro, convidado, a descobrir o mundo empreendedor e os seus nichos”, explicou a representante da Proex, a colaboradora Kesia Moura.


Kesia Moura, representante da Proex (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Kesia Moura, representante da Proex (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Uma das participantes da Feira é Kaysa Rozendo, egressa da UFS pelo curso de Engenharia Química. Após se formar, ela desenvolveu cosméticos capilares e faciais sustentáveis e criou a própria marca.

“Sempre fui apaixonada por cosméticos. Em 2020, durante a pandemia, comecei a estudar cosmetologia, me formei e me aprofundei ainda mais. Em 2023, criei minha marca com fórmulas autorais e fui desenvolvendo toda a parte capilar porque eu também passei pela transição na pandemia. Hoje temos shampoo, condicionador, finalizador, todos sólidos. Além de óleo, que é o nosso blend multifuncional, e serve para o cabelo e para o rosto”, detalhou. “Esse tipo de ação é muito importante porque abre os olhos dos alunos para o viés do empreendedorismo, que pode dar muito certo”, acrescentou a engenheira.


 Kaysa Rozendo, egressa da UFS pelo curso de Engenharia Química, que fundou marca de cosméticos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Kaysa Rozendo, egressa da UFS pelo curso de Engenharia Química, que fundou marca de cosméticos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Já a estudante de Administração da UFS, Iane Lima, participou da feira com lanches, como donuts, bolos, brownies e tortas, incluindo produtos sem lactose, que ela mesma prepara. De acordo com a discente, a veia empreendedora já estava presente desde a infância, e a necessidade de uma renda a fortaleceu ainda mais.

“Quando criança, cobrava para pintar as unhas das minhas amigas. Atualmente, eu faço os produtos pela manhã, venho vender na universidade à tarde e já fico para as aulas à noite. Minha mãe e colegas me ajudam. Empreender tem muitos desafios, é cansativo mas é gratificante quando o cliente volta, diz que gostou, que estava bom, indica aos amigos. E o melhor de tudo é a gente poder mandar nosso próprio tempo”, ressaltou a estudante.


Estudante de Administração da UFS já coloca em prática a veia empreendedora (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Estudante de Administração da UFS já coloca em prática a veia empreendedora (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Aline Gonçalves que está na UFS para realizar uma pesquisa juntamente com o Departamento de Ecologia, aprovou as ações do projeto. “Estou achando tudo muito diferente. O pessoal é acolhedor e a universidade sempre tem essas práticas de extensão, feirinhas, exposições”.

Com a proposta de ser um espaço de conexão, aprendizado e inspiração, o Empreende UFS fortalece a educação empreendedora dentro e fora da universidade, além de estimular novas oportunidades nos diversos territórios e realidades sociais.

O evento contou com o apoio da Federação das Indústrias e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para palestras, além de docentes e profissionais da UFS.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 05 de fevereiro de 2026, 15:57
Notícias UFS