
Na próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove o Bloco da Inclusão, uma celebração que une música, convivência e diversidade no espaço universitário. A atividade acontece a partir das 16h até às 19h, na Praça da Democracia, no Campus São Cristóvão, e é aberta a toda a comunidade acadêmica.
A iniciativa é realizada pela Pró-Reitoria de Acessibilidade e Ações Inclusivas (PROAAI), em parceria com os coletivos estudantis Passivonas e Clube de Leitura +Sáfico+, e propõe a ocupação do campus como espaço de encontro, expressão e acolhimento, aliando a festa popular do Carnaval às políticas institucionais de inclusão.
Além da programação musical e de integração, o Bloco da Inclusão contará com uma premiação simbólica para as melhores apresentações e fantasias, incentivando a participação criativa e o engajamento dos estudantes, servidores e demais integrantes da comunidade universitária.
Para a pró-reitora de Acessibilidade e Ações Inclusivas da UFS, professora Dra. Marília Cavalcante, levar ações institucionais para os espaços de convivência é fundamental para ampliar o alcance das políticas inclusivas. “A importância de ampliar as ações para os espaços de convivência dá visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Além do mais, a inclusão relaciona-se com a inserção das pessoas em todos os espaços e ambientes da sociedade, inclusive das pessoas com deficiência”, destaca.
A proposta do Bloco da Inclusão reforça a construção de um ambiente universitário seguro, plural e acessível, em que diversidade é celebrada de forma lúdica e coletiva, fortalecendo vínculos e promovendo respeito às diferenças para além da sala de aula.
O quê: Bloco da Inclusão
Quando: 12 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 16h às 19h
Onde: Praça da Democracia – Campus São Cristóvão (UFS)
Ascom UFS
