
Manter-se bem hidratado, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e proteger-se do sol estão entre os cuidados essenciais para quem vai aproveitar o Carnaval, que neste ano acontece entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Além dessas medidas, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também merece atenção. Com esse objetivo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, nesta quinta-feira, 12, uma ação de conscientização voltada aos estudantes, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SE).

Uma palestra com o médico sanitarista e responsável técnico do programa IST/AIDS da SES/SE, Almir Santana, além de distribuição de camisinhas, gel lubrificante e auto teste de HIV foi realizada no Restaurante Universitário (Resun). Para o especialista, o local foi estratégico por causa da circulação de jovens.
“O carnaval é uma festa que muda muito o comportamento das pessoas, e a gente tem que oferecer informação e disponibilizar os preservativos para evitar que os jovens fiquem em situação de risco. Também trouxemos uma novidade, que é o auto-teste de HIV para fazer em casa. Ele vem com todas as instruções, embora aqui a gente tenha uma equipe que vai orientar como fazer. O auto-teste não é diagnóstico, é teste de triagem. Se der o diagnóstico reagente, o usuário vai fazer a confirmação em uma UBS e começar o tratamento”, explicou Almir Santana.

Desde o ano passado, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest/UFS) vem realizando campanhas voltadas à saúde, como de vacinação e controle de infecções.
“Nosso foco é prevenir e garantir que os alunos tenham saúde, porque sem saúde eles não conseguem estudar. E se eles não conseguem estudar, o desempenho cai e isso dificulta a formação. Então, entendemos que cuidar da saúde também é uma forma de garantir assistência estudantil”, explicou o coordenador de Assistência e Integração do Estudante da Proest, Fábio dos Santos.
Quem não pôde participar da ação pode encontrar preservativos gratuitos, distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos banheiros do Resun. Para conhecer outras iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltadas à prevenção e ao enfrentamento das IST/Aids, sífilis e hepatites virais, clique aqui.



Ascom UFS
