O estado de Sergipe recebe, nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o I Encontro Presencial do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). Lançada em 2025 pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo qualificar a mediação pedagógica nas escolas, valorizando a oralidade, a leitura e a escrita na educação infantil.
O encontro marca as ações do ciclo 2025-2026 do programa no estado e busca fortalecer práticas pedagógicas voltadas para crianças de 4 a 5 anos. A formação está estruturada em três eixos principais: gestão e governança, com instâncias de coordenação e monitoramento; formação continuada de profissionais por meio de formadores estaduais e municipais; e reconhecimento de práticas pedagógicas inspiradoras.
De acordo com a professora Ana Azevedo, do Departamento de Educação da UFS e representante local do programa, a iniciativa envolve todos os municípios sergipanos. “Formação continuada de professores que atuam na educação infantil dos 75 municípios de Sergipe em articulação com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação em regime de colaboração com a UFS e os municípios”, afirmou.
A realização do encontro reforça a parceria entre o Governo Federal, a UFS e as redes municipais de ensino, consolidando novas diretrizes para alfabetização e educação infantil no estado. A programação também representa uma oportunidade para acompanhar as estratégias que vêm sendo implementadas para melhorar a aprendizagem na primeira infância.
