Seg, 02 de março de 2026, 09:58

UFS e universidades estaduais brasileiras aprovam projeto de internacionalização de R$ 102 milhões
Recursos do projeto vão custear doutorados sanduíche, pós-doutorados e missões técnicas em 27 cursos da instituição
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi contemplada no edital de internacionalização Capes-Global.edu, com a aprovação de uma proposta que integra o Tema 5, voltado à articulação entre sistemas agroalimentares, produção animal e segurança alimentar. A iniciativa reúne 27 programas de pós-graduação da instituição e integra uma ampla rede nacional e internacional de cooperação científica, com orçamento total aprovado de R$ 102.199.995,83 para o período de 2026 a 2029.

A proposta foi submetida por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap/UFS) e aprovada em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que lidera a Rede Conecta Mundo, além de outras cinco universidades estaduais brasileiras. A UFS é a única universidade federal a compor o grupo, o que reforça sua projeção nacional e internacional no campo científico estratégico dos sistemas agroalimentares. Os recursos serão destinados a missões acadêmicas, manutenção de projetos e concessão de bolsas, fomentando a mobilidade internacional de docentes, discentes e servidores técnicos, além do fortalecimento das parcerias institucionais.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Eduesley Santana, a conquista representa um marco para a universidade. “Essa aprovação garante uma injeção financeira que vai além dos recursos oferecidos anualmente pela Capes. Durante os próximos anos, os programas que integram a rede contarão com um reforço significativo para ações de internacionalização. Aproximadamente 50% dos nossos programas de pós-graduação optaram por compor a Rede Conecta Mundo, liderada pela Unesp, e isso permitirá ampliar a mobilidade internacional de pesquisadores e servidores, além de fortalecer a conexão entre as universidades participantes”, destacou.


Eduesley Santana, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Eduesley Santana, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Ele ressalta ainda que, além da mobilidade internacional, o projeto impulsiona a integração entre as instituições brasileiras envolvidas. “A Unesp encabeça a rede, mas temos outras cinco universidades estaduais e a UFS como única federal. Isso também possibilita estreitar laços nacionais, ampliando a cooperação científica dentro do próprio país”, completou.

A coordenadora de Pós-Graduação (COPGD/UFS), Yzila Araújo, enfatiza que o edital representa um avanço estratégico para a instituição. “O Capes Global é fundamental para o crescimento dos programas envolvidos. Cerca de 50% dos nossos cursos de pós-graduação terão a oportunidade de desenvolver ações de internacionalização, contemplando docentes, discentes e também o corpo técnico, o que amplia o impacto institucional da proposta”, afirmou.

Coordenadora de Pós-Graduação, Yzila Araújo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Coordenadora de Pós-Graduação, Yzila Araújo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Já a coordenadora de Relações Internacionais (Cori/UFS), Rita Vieira, destaca o impacto direto na mobilidade acadêmica e na consolidação de parcerias. “O edital amplia as oportunidades para doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior, além de possibilitar que docentes realizem visitas técnicas e apresentem trabalhos em universidades estrangeiras. Isso fortalece convênios já existentes e contribui para a ampliação de novas parcerias, consolidando a presença internacional da UFS”, pontuou.

Coordenadora de Relações Internacionais, Rita Vieira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Coordenadora de Relações Internacionais, Rita Vieira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 02 de março de 2026, 10:10
Notícias UFS