
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, nesta quarta-feira (15), representantes da Câmara Municipal de Lagarto para uma visita técnica à TV UFS. O encontro buscou apresentar o funcionamento da emissora universitária e alinhar uma parceria para a futura TV Legislativa do município, que já possui a concessão do canal, mas está em fase de estruturação.
O superintendente de Comunicação da UFS, Eduardo Almeida, destacou que a parceria surgiu ainda durante a instalação da infraestrutura de transmissão e vem sendo fortalecida ao longo do tempo. "Esse diálogo acontece desde a inauguração do canal da TV UFS em Lagarto. A gente faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública e eles fazem parte da Rede Legislativa. Estamos dividindo a mesma antena, a mesma torre de TV no Campos da UFS em Lagarto, com transmissores diferentes, mas a mesma estrutura. E desde o processo de instalação, decidimos firmar uma parceria, uma espécie de cooperação", comentou.

Ele explicou que a visita técnica tem como foco apresentar o modelo de funcionamento da emissora universitária, desde os equipamentos até o cotidiano da produção audiovisual. “A ideia é que eles transmitam as sessões de lá da Câmara em um canal próprio que eles conseguiram adquirir e a gente vai passar nossa expertise. Então designamos a nossa equipe desde o nosso coordenador de jornalismo, o nosso coordenador de operações técnicas, para que eles possam passar essa experiência desde equipamentos, o dia a dia, funcionamento de uma TV para a Câmara que não tem essa vivência até então”, detalhou.
Para o gestor, o reconhecimento da TV UFS como referência no estado reforça a importância da comunicação pública e abre caminhos para novas parcerias. “Entendemos como é muito importante todo o tipo de parceria que a gente consegue firmar. E firmar uma parceria com a Câmara de Lagarto é muito significativo, porque eles nos têm como um modelo de referência para a implantação da TV deles. Então para a gente é muito significativo ser compreendido, ser visto na sociedade como um modelo de referência. Esperamos que surjam novos frutos a partir dessa parceria”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Lagarto, Washington da Mariquita, afirmou que a iniciativa busca beneficiar diretamente a população municipal. “Estamos aqui para alinhar a criação da TV Câmara Municipal de Lagarto. É uma fase inicial de diálogo essa parceria que estamos formatando e vai beneficiar muito a população lagartense”, disse.
Já o coordenador da TV UFS, José Juva, enfatizou que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela emissora é resultado de um processo construído ao longo de décadas. Ele lembrou que a TV UFS se consolidou como afiliada da TV Brasil e, desde 2022, vem ampliando sua atuação com conteúdos jornalísticos, educativos e de divulgação científica.

“Todos os princípios da comunicação pública, um trabalho que tenha impessoalidade, um trabalho que tenha eficiência, que represente avanços para a cidadania, que garanta o direito à informação e à comunicação são fundamentais para guiar o nosso trabalho aqui na televisão. A gente busca, em cada detalhe, essa excelência para mostrar que há produção de conhecimento qualificado aqui em Sergipe”, detalhou.
Juva também destacou a importância da comunicação pública como ferramenta de fortalecimento da cidadania. Segundo ele, a emissora busca produzir conteúdos que garantam o direito à informação, combatam a desinformação e aproximem a produção científica da universidade do cotidiano da população.
“Nem sempre as pessoas têm acesso à produção científica de ponta e nem sempre o cientista consegue falar de modo a ser compreendido por um público mais amplo. Então, é importante favorecer esse diálogo, aproximar essas instâncias. A TV UFS vem como uma emissora pública para gerar conteúdos de valor, conteúdos que, de fato, façam a diferença na vida dos nossos telespectadores”, afirmou.


Ascom UFS.
