Seg, 01 de outubro de 2012, 12:05

UFS comemora o Dia Nacional do Idoso
UFS comemora o Dia Nacional do Idoso

Aracaju Virtual


Dia Nacional do Idoso é para ser comemorado


Não se faz mais vovós como antigamente. Crochê, tricô são opções de lazer que ficaram um pouco no passado para a “nova geração” de idoso. Isto porque as atividades que eles praticam hoje em dia vão muito além dessas coisas tranquilas e centradas.


Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a qualificação da vida da pessoa idosa é prioridade, através da saúde e da integração social, por isto, comemora-se no dia primeiro de outubro o Dia Nacional do Idoso. Mas idoso não deve ser visto exatamente aquela pessoa que passou dos 60 anos. Muitos que já ultrapassaram esses tantos anos de vida continuam ativos, executando projetos, economicamente e socialmente e, com muito mais afinco e vontade, porque sabem que a vida ainda é curta.

A comemoração pelo Dia do Idoso tem como objetivo a valorização dessa faixa etária. Até o ano de 2006, a data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

Na UFS (Universidade Federal de Sergipe), o NUPATI (Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, está sempre em busca de pessoas que queiram mais conhecimento nas áreas científicas, culturais, políticas e afetivas. O desenvolvimento de atividades com pessoas da terceira idade, como são chamadas, demonstra que há uma preocupação por parte da UFS, em oferecer qualidade de vida e de envelhecimento para estes universitários especiais.

São oferecidos cursos diversos e isso faz com que a comunidade da terceira idade se envolva academicamente com a sociedade. Os interessados em saber mais sobre o Núcleo da Terceira Idade da UFS podem ligar para o telefone (79) 2105-6384.

QUEM É O IDOSO

São consideradas pessoas idosas as que têm mais de 65 anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. E a data surgiu em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.



Atualizado em: Seg, 01 de outubro de 2012, 12:08