Seg, 01 de outubro de 2012, 12:24

Capes aprova Laboratório de Formação de Professores
Capes aprova Laboratório de Formação de Professores

Resultado foi divulgado no último dia 28 e destacou a instituição em 4º lugar


A Universidade Federal de Sergipe obteve o 4º lugar na seleção ao Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e cujo objetivo principal é consolidar os cursos de licenciatura através das formações inicial e continuada. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 28, e contemplou 70 propostas de Instituições de Ensino Superior.

Com o título “Ágora Virtual: Laboratório Interdisciplinar de Culturas Digitais e Formação de Educadores”, o projeto da UFS está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através dos departamentos de Educação e de Física (campus de São Cristóvão) e do departamento de Química (campus de Itabaiana), e visa implementar, fortalecer e dar sustentabilidade às atividades interdisciplinares de formação inicial e continuada de professores no estado através de práticas inovadoras e colaborativas, presenciais e virtuais, no formato de uma comunidade prática que proporcione a aproximação entre todos os campi da universidade e a Educação Básica.


Para o pró-reitor de graduação da UFS, Paulo Heimar, a aprovação do LIFE é bastante satisfatória, uma vez que há muito se pensava na reestruturação das licenciaturas nas instituições do ensino superior. “Esse progresso não é aleatório, mas sim decorrente de um árduo trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) e do Colégio dos Pró-Reitores de Graduação (Cograd), que em diversas reuniões solicitaram ao MEC ações para que as instituições fossem cada vez mais fortalecidas com incentivos para a formação inicial e continuada nas licenciaturas”, explica.


Ele diz ainda que o laboratório proporcionará maior interdisciplinaridade entre as diversas áreas de conhecimento acadêmico. “Um estudante de Música, por exemplo, poderá entender o funcionamento da propagação do som através do laboratório de Física. Poderá ainda compreender como a música pode ser aplicada em sala de aula através das ferramentas da Educação. Isso é só um exemplo básico de como as áreas poderão se encontrar e proporcionar maior conhecimento aos licenciados”, completa o pró-reitor.


O Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE foi criado pelo Ministério da Educação em março deste ano através do edital 37/2012. Na UFS, a coordenação geral está sob a responsabilidade do professor José Mario Aleluia Oliveira, do departamento de Educação.


Ascom


comunica@ufs.br




Atualizado em: Seg, 01 de outubro de 2012, 12:30
Notícias UFS