VEJA
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 188 novos cursos de ensino superior no país, sendo 30 em instituições federais. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.
Na lista, há cursos de bacharelado, licenciatura e educação tecnológica de diferentes áreas do conhecimento. Entre os cursos contemplados em instituições federais, estão design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), licenciatura em teatro na Universidade Federal de Sergipe (UFS), tecnólogo em fabricação mecânica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharelado em ciências biológicas na Universidade Fedral da Bahia (UFBA).
Após obter autorização de funcionamento do MEC, a instituição pode criar um curso de ensino superior, realizar processo seletivo e receber alunos. Contudo, não pode conferir diplomas de conclusão até que o curso seja reconhecido. A solitação de reconhecimento deve ser feita ao MEC quando o curso já tiver 50% do seu projeto curricular cumprido. A cada três anos, o reconhecimento deve ser renovado.
Para os interessados, é importante verificar no site do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Anísio Teixeira (Inep) se o curso pretendido é autorizado. Somente dessa forma o diploma é considerado validado pelo mercado de trabalho.