Jornal do Dia-SE
Cerca de 60 mil inscritos no vestibular 2013 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que vai considerar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de candidatos aos cursos de graduação, vão concorrer a uma das 106 opções de curso nos próximos dias 3 e 4 de novembro.
De acordo com o professor e pró-reitor de Graduação, Paulo Heimar Souto, a decisão foi aprovada pelo Conselho do Ensino, da Extensão e da Pesquisa da UFS (Conepe). Apesar disso, a Universidade não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, a inscrição e divulgação do resultado ainda ficarão por conta da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV).
Souto explicou que uma das vantagens do novo Enem é buscar uma interdisciplinaridade e prezar por questões de raciocínio lógico e conhecimento prático de vida. "O Enem é uma prova bem elaborada, pois mede conhecimento adquirido, ao contrário de apenas o conteúdo, como ocorria no vestibular tradicional", comentou.
Outra vantagem do Enem, segundo o pró-reitor, é de ser uma prova de nível nacional, na qual o aluno poderá competir com outros estudantes de todo o Brasil por uma vaga em diversas universidades. "A proposta do MEC tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio", destacou o professor.
Enem - Apesar de o Exame ser direcionado aos alunos do Ensino Médio das escolas particulares e públicas, visando uma avaliação do que foi aprendido nos três anos que o compõem, outros perfis podem fazer a prova. Uma pessoa que já concluiu esta etapa de ensino pode, sim, fazer o Enem.
De acordo com o portal oficial do Ministério da Educação (MEC), estudantes que concluíram o ensino médio e os alunos do supletivo (atual educação de jovens e adultos) também podem participar do exame. Os estudantes que ainda não concluíram esta etapa de ensino e estão a cumprindo atualmente (alunos do 2º ano científico, por exemplo), são permitidos a fazer o teste.
Estado - A Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem promovendo diversas ações com o objetivo de estimular e incentivar o aluno da rede pública de ensino a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e ter êxito nas provas. Esse exame substitui o vestibular tradicional, sendo a forma de ingresso para os cursos oferecidos pela UFS.
Por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), a secretaria adequou o formato das aulas do curso Pré-Universitário aos das provas do Enem. As aulas foram reforçadas com uma maior atenção à leitura e interpretação de texto. O número de vagas para o cursinho preparatório foi ampliado, contando atualmente com 6.305 alunos matriculados, distribuídos em 39 polos em todo o estado.
Monique Oliveira