Conheça também as atribuições dos monitores
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd) reforça a importância do Programa de Monitoria, atividade criada a fim de contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem na instituição.
Regido pela Resolução nº 38/2005/CONEP, o Programa de Monitoria oferece aos acadêmicos de graduação da instituição a oportunidade de vivenciar experiências didático-pedagógicas, com o apoio do professor orientador, que os auxiliará no desenvolvimento de habilidades ligadas ao exercício do magistério.
“A Monitoria é um dos mais importantes programas de licenciatura da UFS, tendo em vista que as ações desenvolvidas possibilitam um considerável crescimento intelectual, sobretudo para os nossos discentes”, diz Paulo Heimar Souto, pró-reitor de graduação.
Na UFS, cada departamento e/ou núcleo desenvolve projetos nos quais constarão Planos de Atividades a serem desenvolvidos pelos monitores que prestarem concurso e obtiverem, no mínimo, MGP 7,0 (sete), além desta mesma média na disciplina que pretende monitorar.
Aos interessados, são concedidas as modalidades de monitoria voluntária (definida pelos departamentos e/ou núcleos) e de bolsa remunerada (definida pela Cogeplan). O monitor aprovado no processo seletivo auxiliará o professor nas atividades práticas e experimentais, no atendimento às solicitações dos discentes, sendo vedado assumir atribuições próprias do professor ou de caráter administrativo.
As atribuições do Professor Orientador das atividades de Monitoria, bem como as atribuições do Monitor estão dispostas nos artigos 23 e 25 da Resolução 38/2005/CONEP,
Com a ampliação do número dos cursos de graduação na UFS e considerando a necessidade do constante aperfeiçoamento da política de assuntos estudantis e da política de extensão universitária, percebe-se que, ao longo do tempo, o Programa de Monitoria teve notável ampliação do número de bolsas, como se demonstra no quadro abaixo:
2008 - 125 bolsas
2009 - 125 bolsas
2010 - 270 bolsas
2011 - 300 bolsas
2012 - 318 bolsas
Nessa perspectiva, o exercício de Monitoria oferece ao aluno oportunidade de vivenciar, juntamente com o professor, experiências de trabalho em equipe que contribuem para uma postura ativa do discente perante o objeto de estudo, enriquecendo através de práticas pedagógicas, a sua formação acadêmica e seu futuro ingresso no mercado de trabalho.
Ascom
comunica@ufs.br