Qui, 25 de outubro de 2012, 06:34

Alunos do Codap são premiados em feira de ciências
Alunos do Codap são premiados em feira de ciências
Da esq. para dir.: Victor, Fernanda, Marília, professor Saulo, Pablo e Lucas. *
Da esq. para dir.: Victor, Fernanda, Marília, professor Saulo, Pablo e Lucas. *

Onze alunos de quatro equipes venceram na categoria de Iniciação Científica Junior


Estudantes do Colégio de Aplicação da UFS (Codap) foram premiados em 1º, 2º, 3º e 4º lugares na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart), que aconteceu na última sexta, 19, no Iate Clube de Aracaju. Os 11 estudantes que compunham as quatro equipes competiram na categoria de Iniciação Científica Junior (PibicJr). Apresentaram três trabalhos sobre Filosofia e um sobre práticas de leitura.


Marília Fernanda Santos Lima, do 3º ano, integrou a equipe do projeto “Sociedade, diversidade e tolerância”, que alcançou o primeiro lugar. A estudante de 18 anos afirma que a conquista foi fruto de estudo e dedicação. “A gente desenvolveu o trabalho através de muita leitura. Definimos o autor, Nietzsche, e depois fizemos o fichamento das obras, para então escrever o artigo”, diz. “Os temas dos outros grupos não eram tão teóricos quanto o nosso, por isso nós tivemos que estudar muito para desenvolver o trabalho”.


#IMG#Ainda de acordo com a estudante, todo o esforço deu resultados que vão além da premiação. “Nós pegamos o gosto. Todos os integrantes da minha equipe (Victor Fernando Alves Carvalho, 2° ano, e Fernanda Katherinne Siqueira Conceição, 2° ano) gostaram do estudo, e pretendemos cursar filosofia depois que já estivermos graduados”. Segundo Marília, eles querem inicialmente cursar Direito, pois não pretendem seguir a carreira de licenciatura.


Para o professor Saulo Henrique Souza Silva, orientador dos projetos de duas equipes, os resultados são reflexo do trabalho do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política, que foi fundado por ele em 2011 no Codap. Segundo o docente, alguns projetos já foram apresentados em outros eventos, como na Semana de Filosofia de 2012. O grupo de pesquisa possui 12 bolsas do PibicJr e na Cienart os projetos do grupo ficaram na 1ª, 2ª e 3ª colocações. O coordenador do projeto segundo colocado é o professor Marcos Ribeiro Balieiro, do Departamento de Filosofia da UFS.


“Confesso que já estava feliz com as outras conquistas. Porém, os resultados da Cienart trazem a consolidação de um trabalho. Afinal, o Codap ganhou todos os quatro prêmios do PibicJr, inclusive três deles são desenvolvidos por alunos do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política. Isso é uma prova que o trabalho honesto e dedicado dá frutos”, diz o professor.


A professora Alessandra Pereira Gomes Machado, também do Codap, orientadora do projeto que alcançou o 4° lugar, avalia o resultado. “O trabalho foi muito gratificante e a participação dos bolsistas foi de muita dedicação e responsabilidade, demonstrando que os alunos da educação básica já apresentam as características necessárias de pesquisadores”.


Cienart


A Feira Estadual de Ciências, Tecnologias e Artes de Sergipe – que fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e teve o amparo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) – permitiu que projetos científicos e artísticos de estudantes dos ensinos fundamental e médio fossem apresentados em quatro modalidades: escolas públicas, escolas particulares, Iniciação Científica Junior (PibicJr) e artística. Segundo a professora do Departamento de Física da UFS Zélia Soares Macedo, coordenadora da Cienart, é a primeira vez que um evento deste tipo é realizado no Estado.


“A feira foi um evento de grande importância porque serve como estímulo aos estudantes dos ensinos fundamental e médio para iniciarem projetos de pesquisa científica. Também deu a oportunidade para os alunos e professores se apresentarem e serem valorizados. Nesse sentido o evento foi um sucesso”, afirma. “Essa foi a primeira edição, mas pretendemos que se torne uma tradição no Estado”, completa.


Os trabalhos foram avaliados por série, dentro de cada categoria, e os avaliadores eram pesquisadores e artistas especialmente convidados para o evento. “Foram muito bons os projetos que participaram da Cienart. Ficava sem saber qual nota dar para que não empatassem. Alguns, claro, precisavam de ajustes, mas o nível da maioria foi bastante alto, como o dos projetos do Codap, por exemplo”, diz a mestranda Ayala de Souza Araújo, uma das avaliadoras da feira.


Confira a lista dos projetos vencedores do Codap:


Primeiro lugar:


Projeto: Sociedade, diversidade e tolerância.


Orientador: professor Saulo Henrique Souza Silva (Codap/UFS).
Integrantes: Victor Fernando Alves Carvalho, Marília Fernanda Santos Lima e Fernanda Katherinne Siqueira Conceição.


Segundo lugar:


Projeto: Filosofia e prática em David Hume.


Orientador: professor Marcos Ribeiro Balieiro (DFL).
Integrantes: Jéssica Lendaw Silva de Araújo, Mayana Cunha Silva e Rafaela Matos de Andrade.


Terceiro lugar:


Projeto: As origens da Filosofia política liberal.
Orientador: professor Saulo Henrique Souza Silva (Codap).
Integrantes: Lucas Fontes Costa, Brida Carneiro Ferreira e Pablo Gabriel Monteiro.


Quarto lugar:


Projeto: Práticas de Leitura: um estudo com os alunos do 6º ano do Codap.


Orientadora: professora Alessandra Pereira Gomes Machado (Codap).


Intregrantes: Cláudio Wadson Menezes Oliveira Barreto e Cleonys de Souza Santos.


O resultado das outras categorias será inserido na matéria assim que a organização nos enviar.


(*) Foto: arquivo pessoal.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Seg, 29 de outubro de 2012, 10:53
Notícias UFS