Qui, 25 de outubro de 2012, 13:29

Dal Farra vence Prêmio Jabuti/Poesia
Dal Farra vence Prêmio Jabuti/Poesia

PasseiAki


A avaliação feita em 2008 pelo jornalista Carlos Graieb, nas páginas da revista Veja, tem se mostrado cada vez mais verdadeira. "Atenção para o nome de Maria Lúcia Dal Farra: ninguém no Brasil é melhor poeta do que ela", sentenciava então.


Em anúncio feito anteontem, 18, pela Câmara Brasileira do Livro, o nome da professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe figurou como vencedor da 54ª edição do tradicional Prêmio Jabuti de Literatura na categoria "melhor livro de poesia".


Dal Farra concorreu com "Alumbramentos" (144 p.), publicado pela Editora Iluminuras, a mesma que publicou seus outros dois livros de poesia, "Livro de possuídos" e "Livro de Auras", e as crônicas de "Inquilina do Intervalo".


'Alumbramentos', é o seu terceiro livro de poesias. Cautelosa quanto ao resultado da primeira fase, em que aparecia como primeira colocada, afirmou que "o importante é que o prêmio faz com que as pessoas fiquem sabendo que o livro existe; significa que ele está sendo lido".


Dal Farra, que também concorre como finalista no Prêmio Portugal Telecom de Literatura com o mesmo livro, foi descrita pela jornalista e escritora portuguesa Inês Pedrosa como dona de uma poética "brutal e serena... a arte de quem atravessou a noite da arte sem perder a inocência, o sangue e a coragem da vida".Conhecida internacionalmente por seus estudos sobre a escritora portuguesa Florbela Espanca, Dal Farra possui pós-doutorado pela Ecole Pratique Des Hautes Etudes de Paris (1981), pela Universidade de Lisboa (1985) e pela Universidade Federal de Sergipe (1992).


O Jabuti - Na sua 54ª edição, o Prêmio Jabuti é um dos mais importantes e tradicionais do mercado editorial nacional, abrangendo um total de 29 categorias. Podem concorrer livros publicados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011.


A seleção ocorre em duas etapas: na primeira fase, são escolhidas 10 obras finalistas em cada categoria. Na segunda, as três obras vencedoras.


O primeiro lugar em cada uma das 29 categorias recebe o troféu do Prêmio Jabuti, além de R$ 3.500. Os segundo e terceiro colocados recebem os troféus. Já o livro do Ano Ficção e o Livro do Ano Não Ficção, a serem anunciados no dia 28 de novembro, recebem os troféus do Prêmio Jabuti, além de 35 mil reais cada um.



Atualizado em: Qui, 25 de outubro de 2012, 13:30
Notícias UFS