Nesta segunda-feira (29), os estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ou os que tenham concluído seus cursos de graduação a partir de 2011/2, junto com seus respectivos professores, deram início às atividades do 22° Encontro de Iniciação Científica. No primeiro dia do Encontro, foi realizada uma solenidade de abertura, no auditório da Reitoria do Campus de São Cristovão, com a palestra “As Terras de Índios da Amazônia e o Sequestro de Carbono”, ministrada pelo professor Antonio Sávio Mangrich.
Os trabalhos começaram a ser apresentados no Centro de Vivência e no Mini-auditório do CCET, em São Cristovão, a partir desta terça-feira, às 8h, com as pesquisas direcionadas às áreas de Ciência da Vida: Agrárias, Biológicas e Saúde.
A programação do encontro segue até o dia 01 de novembro. No dia 31 de outubro, serão apresentados os trabalhos da Área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. No último dia, o foco será a Área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Liguística, Letras e Artes.
O encontro foi bastante prestigiado por alunos e professores no primeiro dia de apresentações dos trabalhos. Durante as apresentações, professores puderam avaliar o desempenho dos alunos através de um questionário que analisa quesitos como clareza e objetividade dos trabalhos.
Segundo o professor João Antônio Belmino dos Santos, do departamento de Tecnologia de Alimentos, a pesquisa desenvolvida é muito importante para formação e futuro profissional do aluno. O professor afirma que também fez pesquisa no período universitário, e, hoje, percebe o quanto foi importante para a sua formação.
A UFS ainda desenvolveu o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, que tem como objetivo incentivar os alunos que se destacaram durante o encontro. Poderão concorrer os estudantes de iniciação científica da UFS, durante o período de 01/08/2011 a 31/07/2012.
Ascom
comunica@ufs.br