Professora realizou estudo na Ufba e na Universidade Paris X
A professora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe Alexandra Gouvêa Dumas ganhou menção honrosa do Prêmio Capes de Tese com um trabalho na área Artes/Música. Diferentemente do que foi divulgado anteriormente pelo Portal UFS, a professora não foi premiada no concurso nacional, conforme informou equivocadamente à docente o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Sob orientação do professor Armindo Jorge de Carvalho Bião, o projeto foi desenvolvido em regime de co-tutela entre a Ufba e a Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X).
Intitulada “Mouros e cristãos – caminhos, cenas, crenças e criações: análise dos espetáculos de tradição carolíngia “Auto de Floripes” (Príncipe, São Tomé e Príncipe, África) e “Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brasil)”, a tese é um estudo comparativo sobre as duas manifestações dramáticas e populares destacadas no título e teve como foco de análise o contexto históricocultural, assim como as diferenças e semelhanças expressas, especialmente nos elementos espetaculares.
O projeto foi contemplado, em 2008, no edital do Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro/Capes, o que proporcionou à pesquisadora a sua estadia de estudos na França e a sua pesquisa de campo na África, ambas realizadas entre julho de 2008 e dezembro de 2009.
A tese foi defendida no dia 25 de outubro de 2011, com banca composta por professores da Ufba (o orientador), da Paris VIII (Jean-Marie Pradier), da Paris X (a orientadora Idelette Muzart) e da UFPB (Beliza de Arruda e Melo).
Alexandra Dumas é professora da UFS desde outubro de 2010 e desenvolve pesquisas nas áreas de espetáculos populares e pedagogia do teatro.
O prêmio
Segundo a Capes, o Prêmio Capes de Tese “foi instituído em 2005 com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade”.
Ainda segundo a Capes, nesta edição, foram selecionadas as 44 melhores teses defendidas em 2011 dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. As áreas "Administração, Ciências Contábeis e Turismo", "Ensino" e "Zootecnia/Recursos Pesqueiros" não tiveram premiados.
A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília, em 13 de dezembro.
Visite a página oficial do prêmio.
Com informações da professora Alexandra Dumas e da Assessoria de Comunicação Social da Capes