Ter, 27 de novembro de 2012, 10:18

UFS ganha Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação

Solenidade de premiação está prevista para segunda semana de dezembro

Professores, alunos e um jornalista da UFS foram premiados em quatro das sete categorias do Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa de à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. O resultado do Edital Fapitec/SE/Funtec nº 10/2012 foi divulgado na semana passada.

Na categoria jornalismo científico, o jornalista Márcio Santana Sobrinho, da Assessoria de Comunicação (Ascom), ganhou o prêmio na modalidade impresso com a matéria do Jornal UFS “Riqueza que se esvai”, que trata da história e estratégias de preservação do manguezal de Aracaju. A matéria foi escrita em colaboração com o estudante de jornalismo Juacy Júnior.

Na categoria pesquisador Fapitec, foram premiados os professores Maria de Fátima Arrigoni Blank (Ciências Agrárias), Daniel Pereira Bezerra (Ciências Biológicas), Emmanoel Vilaça Costa (Ciências Exatas e da Terra), Sergio Hugo Menna (Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes), Hendrik Teixeira Macedo (Engenharias e Computação) e Elmer Nascimento Matos (Ciências Sociais Aplicadas).

A categoria Jovem Pesquisador e Jovem Inovador envolve bolsistas de iniciação científica e mestrado. Na primeira modalidade, as bolsistas Livia Macedo Dutra, orientada pelo professor Emmanoel Vilaça, e Catarina Menezes Schneider, pela professora Maria Beatriz Colucci, garantiram o prêmio pelas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, respectivamente. Na segunda, o premiado foi o bolsista Christiano Santos Ferreira de Santana, orientado pela professora Maria Augusta Silveira Netto Nunes.

Segundo a assessoria de comunicação da Fapitec, a cerimônia de premiação está prevista para a segunda semana de dezembro. Os valores da premiação variaram entre R$ 500 e R$ 1.000.

Jornalismo de TV

Pela categoria de jornalismo científico na modalidade TV, a jornalista Sayonara Hygia, da TV Sergipe, também ganhou o prêmio Fapitec. A jornalista desenvolveu o trabalho baseado no projeto de pesquisa e extensão sobre paralisia cerebral, que foi desenvolvido pelos Núcleos de Fonoaudiologia da UFS.

Confira a relação completa dos premiados aqui.

Atualizado em: Qui, 29 de novembro de 2012, 10:30