4 a 7 de dezembro
A Agroecologia gradativamente tem se consolidado como uma proposta de agricultura ecologicamente viável, tecnicamente adequada, economicamente eficiente e socialmente justa. No contexto nacional a agricultura brasileira tem denotado inconsequente uso dos agrotóxicos, aceitação inadvertida dos cultivos transgênicos e perda da agrobiodiversidade. Aliado a estes problemas seguem práti cas tradicionais de monoculturas, degradação do solo e desmatamentos visando à expansão da produção. Em contraposição, os consumidores esclarecidos clamam por uma alimentação saudável e questionam as tendências globalizantes de homogeneização e simplificação da base alimentar que ameaçam a soberania alimentar dos povos.
Em Sergipe as experiências efetivas de produção orgânica e agroecológica ainda estão restritas a alguns grupos e aos agricultores contemplados em projetos. O mercado apresenta um crescimento significativo, mas a produção não está contemplando a procura, inclusive na demanda local para os produtos hortigrangeiros principais (tomate, pimentão, cebola, batata, laranja, banana, coco, mamão, verduras, ovos e aves). Entre os alimentos orgânicos produzidos há lacunas e oscilações na oferta de carnes, leite, frutas silvestres, milho, trigo, arroz, feijão, maçã e frutas silvestres, entre outros. As demandas regionais por produtos para atender aos programas de alimentação escolar é um reflexo desta insuficiência de produtores adeptos a produção orgânica e agroecológica. Isto revela a necessidade de um amplo programa de extensão rural e assistência técnica, visando divulgar, motivar e gerar estratégias de mudanças efetivas para a transição agroecológica, tendo o compromisso de generalizar a oferta de alimentos saudáveis e de tornar viável e durável a atividade agrícola.
Partindo deste cenário, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus São Cristóvão, juntamente com o Grupo de Estudos e Vivências Agroecológicas (EVA) da Universidade Federal de Sergipe e a Rede Sergipana de Agroecologia estão promovendo o I Encontro Sergipano de Agroecologia, com o objetivo de promover o encontro de agricultores, profissionais e estudantes dos diferentes setores interessados nas questões da Agroecologia e da sustentabilidade da agricultura de Sergipe, visando ampliar e fortalecer parcerias, analisar problemas e socializar os avanços da pesquisa e da produção de base agroecológica.
Durante o I Encontro Sergipano de Agroecologia acontecerão mesas redondas, rodas de prosa, apresentação de trabalhos (pôster), feira agroecológica, oficinas, mini-cursos, carrossel de experiências e reunião de articulação da Rede Sergipana de Agroecologia.
A Comissão Organizadora agradece a atenção e convida a todos e todas a participarem desse encontro, que ocorrerá entre os dias 04 e 07 de dezembro de 2012, em São Cristóvão – Sergipe.
As inscrições serão realizadas através do site: publicacoes.ifs.edu.br
OBS: as atividades dos dias 4 e 5 ocorrerão na Universidade Federal de Sergipe (UFS) - campus São Cristóvão - e as atividades dos dias 6 e 7 ocorrerão no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - campus São Cristóvão.