Qui, 13 de dezembro de 2012, 11:34

Universidade Federal Sergipe cresce em qualidade segundo MEC
Universidade Federal Sergipe cresce em qualidade segundo MEC

G1 Sergipe


A Universidade Federal de Sergipe conseguiu nota 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos 2011 do Ministério da Educação (MEC) que avalia a qualidade das instituições de ensino superior. Dentre as 45 instituições de ensino superior do Nordeste, a UFS encontra-se na 12ª posição, já no plano nacional, a instituição posiciona-se no mesmo grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Cinquenta e dois cursos da UFS passaram por avaliação do MEC no último ano. Letras Português do campus de Itabaiana foi o destaque, com o conceito máximo: 5. Já 29 cursos obtiveram o conceito 4, 21 tiveram a nota 3 e Química Industrial bacharelado ficou com conceito 2, o que significa que o curso será incluído no cronograma de visitas do MEC.


Índice do MEC


Para medir os indicadores de qualidade do ensino superior, o MEC leva em conta o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O IGC inclui o cálculo da média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPCs) no triênio de referência e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação. Em 2011, foram avaliadas 2.136 instituições.


Já o CPC leva em conta o rendimento dos alunos no Enade, infraestrutura e corpo docente. A avaliação dos estudantes conta 55%, a infraestrutura e organização didático pedagógica representa 15% e o corpo docente, 30%. Ainda na nota dos professores, o número de mestres pesa 15%, a dedicação integral 7,5% e a quantidade de doutores também 7,5%. Passaram por avaliação no ano passado 8.665 cursos.



Atualizado em: Qui, 13 de dezembro de 2012, 11:36
Notícias UFS