Seg, 02 de junho de 2014, 14:13

Rádio UFS vence o Prêmio Sebrae de Jornalismo
Rádio UFS vence o Prêmio Sebrae de Jornalismo

Reportagem vence etapa estadual; premiação nacional será em Brasília


A reportagem intitulada “Divina Renda: a renda irlandesa de Sergipe conquista a alta costura na Europa”, da jornalista Juliana Almeida, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. No mês de agosto acontece a premiação nacional, em Brasília.
A reportagem traz a arte centenária das rendeiras do município de Divina Pastora, situado a 34 quilômetros de Aracaju. A renda irlandesa é reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural do Brasil e tem possibilitado a inclusão produtiva, o associativismo e, acima de tudo, vem contribuindo para o desenvolvimento social e dar visibilidade mundial a um pequeno município de Sergipe.
A renda irlandesa surgiu na Europa, possivelmente no norte da Itália entre os séculos XVI e XVII, e foi difundida para o mundo, sendo trazida para o Brasil pelas damas da sociedade que vinham da Europa, no final do século XVIII. Elas repassaram o saber para as mucamas que perpetuaram a arte de bordar. Em Sergipe, o município que mais se destaca na produção dessa arte é Divina Pastora que abriga mais de 80% das rendeiras do estado. Elas estão organizadas na Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora onde elas produzem artigos de cama, mesa e banho além de toalhas com motivos religiosos, acessórios para roupas e até capa para celular.
Juliana Almeida é Coordenadora de Programação da Rádio UFS e destaca a importância de mais um prêmio para a emissora. “No ano passado, a Rádio UFS venceu o Prêmio BNB de Jornalismo e esse ano vem mais essa conquista. É uma vitoria de toda a equipe de jornalismo da rádio que se dedica muito para fazer um jornalismo de qualidade. Estamos todos muito honrados com o reconhecimento”, disse.
Em 2012, Juliana Almeida venceu etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo com uma matéria sobre as Catadoras de Mangaba de Sergipe.
Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 02 de junho de 2014, 14:22
Notícias UFS