Qui, 05 de março de 2015, 14:50

II Jornada de Habilidades e Atitudes em Saúde I
O espaço foi aberto para debates
A mesa foi composta por professores e profissionais da saúde
Encontro reuniu cerca de 280 estudantes
Encontro contou com alunos e profissionais da saúde
Na manhã do último sábado, 28, o campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou a “II Jornada de Habilidades e Atitudes em Saúde I: uma visão multidisciplinar no processo morte e morrer”, que contou com cerca de 280 estudantes do primeiro ano de todos os cursos ofertados pelo campus.
O evento discutiu o processo morte e morrer, cuidados paliativos e as fases da morte em pacientes terminais a partir de relatos dos palestrantes - professores e profissionais da saúde - sobre suas experiências com os pacientes. Para eles, é consenso que “não existe fórmula, é só com a experiência que se aprende a lidar com a morte”. Além das palestras, o espaço foi aberto para debates com os estudantes.
Para o geriatra e gerontólogo Cláudio Neves, um dos palestrantes do evento, apesar de pouco abordado, o assunto é de grande relevância. “É um tema [morte] para nos preparar e ajudar toda sociedade a estar prevenida para enfrentá-lo, e a melhor maneira de fazer isso é através de uma educação continuada”, afirma. Segundo o médico, o objetivo do encontro foi proporcionar “uma conscientização do que é a vida e, sobretudo, do que é a morte, trazendo menos sofrimento para toda sociedade”.
A jornada foi organizada pelo grupo de Habilidades e Atitudes em Saúde do 1º ciclo, uma atividade que visa desenvolver competências gerais aos profissionais de saúde e integra simultaneamente os oito cursos do campus.
Com informações do Departamento de Educação e Saúde do campus Lagarto da UFS.

Atualizado em: Sex, 06 de março de 2015, 07:48