
O fotofilme ‘Brasil, entre cores, cantos e desencantos: A natureza de Rugendas e Villa-Lobos’, criado pela estudante do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe (DMU-UFS), Shéron Morales, foi exibido no 8° Festival do Cinema Universitário Brasileiro – Metrô, realizado em Curitiba (PR) de 3 a 7 de setembro.
A obra propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade, a natureza e a colonização no Brasil, ao combinar imagens do pintor alemão Rugendas com a música 'Floresta do Amazonas', de Heitor Villa-Lobos.
O curta foi criado como parte de um projeto de monitoria, sob orientação do professor João Liberato (DMU-UFS). A produção utiliza imagens do pintor Rugendas e a obra Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, com fins didáticos, promovendo reflexões sobre a relação sociedade–natureza e o processo de colonização, além de incentivar a divulgação da música erudita brasileira.

O fotofilme acadêmico foi um dos 23 selecionados para a Mostra Competitiva, entre 514 inscritos de diversos estados brasileiros. Além da Mostra Competitiva, a obra integrou uma sessão especial com acessibilidade. Shéron Morales acompanhou as exibições do curta e participou dos debates junto a outros diretores universitários.
“Foi emocionante assistir presencialmente, no Setembro Verde, mês dedicado à inclusão das pessoas com deficiência, à versão acessível que o festival disponibilizou. Isso significa que o filme poderá alcançar um público maior, de forma mais democrática, algo que sempre buscamos desde sua concepção: uma produção realizada com um celular, mas pensada como ferramenta didática e acessível”, celebrou a graduanda Shéron Morales.
+ E ainda: Curta universitário da UFS é selecionado para festival internacional na Itália

Ascom UFS