Qui, 14 de julho de 2016, 17:40

Editora UFS cria Manual do autor
Documento é destinado às comunidades universitária e externa

Como uma forma de destacar a transparência e padronizar suas regras, a Editora UFS criou o “Manual do autor” com o objetivo de guiar as etapas de produção. Baseado em manuais de outras instituições, o documento é destinado às comunidades universitária e externa, uma vez que qualquer pessoa pode submeter sua proposta à editora.

Para o coordenador gráfico da Editora UFS Vitor Braga, o documento é importante porque funciona como referência no processo de produção das obras publicadas pela editora. Além disso, ele informa que muitas pessoas não sabiam que a Editora UFS também publica livros sem apoio de editais.

De acordo com o manual, as publicações sem apoio de editais são denominadas de avulsas, pois o financiamento realiza-se pelo próprio autor ou por instituições de fomento e podem ser submetidas por qualquer pessoa em qualquer época.

Já as publicações por editais se dividem em impressas e digitais: nos editais de livros impressos são avaliados o tipo da obra e a quantidade de títulos do autor e nos livros digitais a publicação é feita através de edital vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap).

Segundo a coordenadora do Programa Editorial Messiluce Hansen, “o manual tem a vantagem de tornarem públicas as regras de publicação da editora”.

Novo site

Após o lançamento do novo site no final de maio, a Editora UFS percebeu um crescimento no interesse de suas obras, como mostra matéria do Portal UFS. Dezenas de títulos, entre obras impressas vendidas a baixo preço e obras digitais gratuitas, constam no acervo digital.

As mais recentes publicações já encontram-se no site; outras estão passando pelo processo de produção. Nos próximos dois meses, segundo Messiluce, um novo edital deve ser lançado.

O Manual do autor pode ser encontrado na página da Editora UFS, no menu Apresentação.

Atualizado em: Qui, 14 de julho de 2016, 18:04