Seg, 18 de julho de 2016, 17:55

Professoras da UFS criam Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional
Projeto visa capacitar gestores de municípios sergipanos

Atentas às dificuldades para obter dados regionais relativos à segurança alimentar e nutricional, as professoras Silvia Voci, Andhressa Fagundes e Danielle Goes uniram esforços para criar o Observatório de Políticas Públicas de Combate à Pobreza e Garantia de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Osanes). As pesquisadoras, vinculadas ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), acreditam que o Osanes irá facilitar o acesso a informações essenciais para o planejamento, discussão e acompanhamento de políticas públicas ligadas à segurança alimentar e nutricional.

Planejado para ser uma estrutura que contemple os três grandes eixos que regem a universidade (pesquisa, ensino e extensão), o Osanes iniciou suas atividades em fevereiro deste ano, apoiado pelo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibix). Em novembro do ano passado o projeto do Observatório foi aprovado também pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

Com poucos meses de atividade, o Observatório firmou uma parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros por meio da qual serão analisados os impactos dos equipamentos hídricos na vida dos agricultores familiares.

Além disso, o Osanes tem como intuito propagar a Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar (Rede Nutri SSAN), criada no início do ano através de uma parceria entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Ciência e Tecnologia. A Rede é um importante espaço em que os seus membros podem divulgar experiências exitosas e, ao mesmo tempo, terem acesso a materiais compartilhados interessantes, estarem atualizados a respeito de eventos, editais, financiamentos, dentre outras oportunidades. A Rede pode ser acessada por qualquer pessoa interessada e envolvida com os temas, por meio da solicitação de registro.

Professora Silvia Voci espera que o Osanes seja uma referência para outros estados do Nordeste. /Foto: Ronaldo Gomes (bolsista/Ascom-UFS)

Observatório

Segundo a coordenadora do Observatório Silvia Voci, em sua fase inicial, o projeto irá compilar as informações relacionadas ao tema de segurança alimentar e nutricional já existentes em grandes bases de dados nacionais para a construção de uma matriz de indicadores para o estado de Sergipe, funcionando como o cérebro do Observatório. Além disto, o estudo de implantação do Observatório coletará dados referentes a 16 municípios sergipanos, distribuídos em oito regiões do estado, selecionados a partir dos seus Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), visando ao levantamento das demandas de informações por parte dos gestores públicos.

Com a matriz concluída, o Osanes irá gerar publicações científicas e didáticas, além de proporcionar cursos de capacitação para gestores públicos, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares. "A ideia mais ambiciosa é ter um espaço no Portal da UFS para divulgar todas essas informações", informa Silvia.

De acordo com a professora, não há Observatórios na área de segurança alimentar e nutricional no Nordeste. Desse modo, a ideia é divulgar o projeto para que "sirva de referência para outros estados do Nordeste". Além disso, ela espera que outras áreas de conhecimento da UFS, bem como colaboradores externos, se aproximem da proposta.

O Observatório funciona, temporariamente, no prédio do Departamento de Nutrição.

Mais informações podem ser obtidas com a professora Silvia Voci pelo telefone 2105-6567 e e-mail silvia.voci@ufs.br.

Ascom UFS

comunica@ufs.br