Seg, 15 de agosto de 2016, 17:25

Ministro libera recursos e obras do HU serão retomadas
Liberação de R$ 10 milhões destina-se ao Anexo Hospitalar (Oncologia e Transplantes) e à Unidade Materno Infantil
Ministro da Educação José Mendonça Filho anunciou liberação de R$ 10 milhões para o HU. (foto: HU)

O ministro da Educação, José Mendonça Filho, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais, estiveram nesta segunda-feira, 15, em solenidade no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju. O evento serviu para anunciar a liberação de R$ 10 milhões, sendo R$ 8 milhões destinados à conclusão e ampliação das obras do Anexo Hospitalar (Oncologia e Transplantes) do HU-UFS. Para a Unidade Materno Infantil, serão liberados R$ 2 milhões, o que possibilitará a retomada das construções.

De acordo com o ministro, essa é uma obra relevante para Sergipe, pois, além de oportunizar um melhor atendimento à população, valoriza a formação de profissionais de saúde. “Estamos procurando levar adiante as iniciativas que valorizem o ensino e pesquisa. Os recursos para o HU de Sergipe estão assegurados, inclusive hoje já tem R$ 6 milhões na conta da UFS, e digo ainda que a execução financeira de 2017 não será inferior a de 2016. Vamos manter o ritmo de investimentos e fazer com que eles beneficiem o professor, o servidor, o estudante e os usuários do Sistema Único de Saúde”, comentou Mendonça Filho.

Quem esteve presente à solenidade foi o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais. “Esse evento é um marco para o Estado, com a presença do ministro da Educação, dos três senadores por Sergipe, do governador do Estado e da cúpula da Ebserh. Isso mostra a envergadura desse empreendimento, que muito representa na atenção à saúde. Aqui temos um excelente campo de ensino e pesquisa, que será ainda mais atuante com a presença de uma maternidade pública federal, com o atendimento oncológico e com a realização de transplantes”, declarou.

Início imediato

O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, afirmou que a Ordem de Serviço assinada nesta segunda significa a liberação imediata de recursos, para que as obras que contemplam as áreas de Oncologia e Transplantes sejam iniciadas ainda em agosto. “No prédio do Anexo Hospitalar, que passará por ampliação, será possível ainda instalar os equipamentos Raio X Telecomandado, Hemodinâmica e Ressonância. Esses aparelhos, que têm valor elevado, já estão no HU. O pleno funcionamento deles certamente será de grande relevância para a população sergipana”, informou.

Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, esses recursos são tidos como uma conquista histórica do Hospital Universitário. “Teremos uma Unidade Materno Infantil com 117 leitos e capacidade para realizar cerca de 300 partos mensais. Já no Anexo Hospitalar, o HU beneficiará uma população que necessita de atendimento nas áreas de Oncologia e Transplantes. Serão 51 leitos no Anexo, sendo 26 enfermarias, 16 para quimioterapia, seis para diálise e três para transplantes”, resumiu.

Histórico

As obras do Anexo Hospitalar (Oncologia e Transplantes) começaram em 2010, mas estão suspensas desde 2014 por falência da construtora responsável. As da Unidade Materno Infantil, também iniciadas em 2010, estão pendentes desde 2011, pela mesma razão.

As duas construções ficaram paralisadas devido a trâmites burocráticos ocorridos entre a confirmação de falência das empresas responsáveis, rompimento/cancelamento do contrato, pesquisas de mercado e readequação da planta. Uma primeira empresa faliu e parou as obras. Foi contratada uma segunda, cumprindo-se rigorosamente um novo processo licitatório, mas esta construtora também faliu sem concluir as construções.

Com a assinatura da Ordem de Serviço, o Anexo Hospitalar (Oncologia e Transplantes) será entregue à população no início de 2017.

Quando finalizada, a Unidade Materno Infantil abrangerá 117 leitos. O prédio contará com UTI Neonatal (oito leitos), UTI Adulto (oito leitos), UTI Pediátrica (seis leitos), 67 leitos de enfermaria, 20 leitos de berços (Programa Rede Cegonha) e oito vagas em berçário (Alto Risco).

Presenças

Participaram da solenidade de assinatura os três senadores por Sergipe, Eduardo Amorim; Antônio Carlos Valadares e Ricardo Franco; o governador do Estado, Jackson Barreto; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; dirigentes de instituições de ensino superior, além de diversas autoridades locais.

Núcleo de Comunicação Social do HU