Seg, 19 de junho de 2017, 12:01

Prédio do Departamento de Engenharia Civil é inaugurado após passar por reforma
Cerimônia de inauguração aconteceu no fim da tarde da última quarta-feira, 14

Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Sergipe lotaram as instalações do novo prédio do Departamento de Engenharia Civil (DEC) para a cerimônia de inauguração que aconteceu no fim da tarde da última quarta-feira, 14.

O prédio foi ampliado numa área de 1.112m², no valor total de R$2.826.338,89. (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Em um discurso emocionado, Nilma Andrade, chefe do DEC, relatou as dificuldades enfrentadas com a estrutura antiga e enfatizou a participação de diversos professores na realização da reforma do prédio.

Assista ao vídeo sobre o evento.

De acordo com Nilma, que está no departamento desde 1998, os professores precisavam dividir sala uns com os outros e não contavam com recursos como, por exemplo, o uso de telefone no departamento. O prédio foi ampliado numa área de 1.112m², no valor total de R$2.826.338,89.

Nilma Andrade, chefe do Departamento de Engenharia Civil

“Quando cheguei, as instalações eram precárias, a gente não conseguia dar o conforto e as condições adequadas que o professor merece. Agora conseguimos ter instalações para alunos, para pesquisa e outras atividades”, destaca.

Para o reitor Angelo Antoniolli, uma obra não se faz na individualidade, mas pelo esforço de muitos. “Esse espaço é para melhor acomodar os estudantes e professores para que possam fazer suas pesquisas, extensões e ensino. É a ideia da universidade comprometida dentro dela e para fora dela”, destaca.

“O prédio não apresentava características de um curso que constrói e transforma as coisas", diz o estudante Raphael Couto, 23.

Estrutura

Quando Raphael Couto, 23, iniciou o curso de Engenharia Civil, o departamento contava com uma estrutura mínima e pouca atrativa. Agora no 7º período, Raphael já teve aulas nas novas instalações, usadas há cerca de três meses.

“O prédio não apresentava características de um curso que constrói e transforma as coisas. Agora com a reforma, nós utilizamos as duas salas de aula e o auditório para aplicação de prova e aulas”, relata o estudante.

Camila Gortaire, 18, estudante do 1º período de Engenharia Civil

Enquanto Raphael está concluindo o curso, Camila Gortaire, 18, está experimentando as sensações do início. Estudante do 1º período de Engenharia Civil, Camila já está tendo aulas no prédio reformado.

“Foi um diferencial enorme em relação às salas mais antigas das didáticas tanto pela organização e iluminação quanto pela exclusividade do departamento”, ressalta a estudante.

Estudantes, professores e servidores prestigiaram a cerimônia de inauguração

Reforma

A nova estrutura do Departamento de Engenharia Civil possui três pavimentos preenchidos um auditório e um miniauditoria, dez salas de professores, duas salas de informática, cinco salas de reuniões, plataoforma elevatória, copa, secretaria acadêmica e sala de coordenação.

“Esse espaço é para melhor acomodar os estudantes e professores para que possam fazer suas pesquisas, extensões e ensino. É a ideia da universidade comprometida dentro dela e para fora dela”, destaca o reitor Angelo Antoniolli

De acordo com Manoel Cabral, fiscal do primeiro contrato, a obra sofreu atrasos porque a a primeira empresa contratada, entre 2009 e 2010, faliu. O mesmo aconteceu com a segunda, até que a terceira finalizou a obra. “Essa foi a terceira contratação e finalmente foi possível concluir a obra. A empresa precisou de um ano e meio para poder finalizar”, informa.

Atualizado em: Seg, 19 de junho de 2017, 12:15