Qua, 26 de julho de 2017, 18:16

Estudantes contam com 1.078 novas bolsas e auxílios em 2017
Atualmente são 5.956 benefícios mensais ofertados aos alunos com vulnerabilidade social

As bolsas e auxílios oferecidos pela Universidade Federal de Sergipe para os alunos com vulnerabilidade social aumentou no ano de 2017. A demanda, trazida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para a Reitoria através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), fez com que o número de benefícios oferecidos pela instituição passasse para 5.956, entre bolsa residência, alimentação da residência, manutenção acadêmica, auxílio alimentação, moradia, creche, bolsa esporte, cultura, apoio pedagógico, bolsa inclusão e auxílio transporte. Foram abertas novas 1.078 vagas para alunos beneficiários.

Outra novidade do edital, encerrado no último dia 21, foi a otimização do tempo que os alunos levariam para receber as bolsas e os auxílios - que levava cerca de três meses entre abertura e fechamento do edital. Com os resultados divulgados, a Proest conseguiu incluir os auxílios renovados e novos na folha de pagamento do mês de julho e os alunos começarão a receber já em agosto.

Para José Antonio Barreto Alves, da Coordenação de Assistência e Integração do Estudante (Codae), o aumento no número de benefício é uma maneira de efetivar o que o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) prevê.

"O aumento de vagas ofertadas é uma tentativa de fazer com que o aluno com vulnerabilidade social possa ter condições de se manter na universidade e conseguir concluir sua graduação. A intenção da reitoria é justamente essa: tentar buscar caminhos que possibilitem a esse aluno com auxílio o êxito na conclusão do seu curso".

Infográfico mostra aumento das bolsas de Assistência Estudantil (Arte: Marcílio Costa/AscomUFS)

Novas vagas

Atualmente são 5.956 benefícios mensais oferecidos aos alunos da instituição que se enquadram no perfil de vulnerabilidade social, distribuídos entre mais de três mil estudantes. Neste último edital foram ofertados 1.156 auxílios e os estudantes que não foram contemplados pelos benefícios estão em análise e serão chamados à medida que novas vagas forem surgindo – vagas de alunos que não comparecerem, colem grau ou mudem de perfil econômico social.

Novas residências

Foram abertas 7 novas residências — passando de 95 para 102 — e 293 novas vagas para manutenção acadêmica, auxílio que mais cresceu em quantitativo — passando de 773 para 1066. Outros auxílios como o auxílio moradia e transporte cresceram em mais de 450. Com esse aumento, a UFS passa a ter um gasto mensal voltado a esses benefícios de cerca de R$871.000.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 26 de julho de 2017, 18:21