Ter, 21 de novembro de 2017, 14:56

Sistema Fotovoltaico prevê redução de R$ 36 mil por ano nos gastos da UFS
Implantado no fim de outubro, sistema funciona no Departamento de Engenharia Elétrica e pode ser monitorado em tempo real

Com o objetivo de reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica - que chegaram a R$ 9,7 milhões em 2016 -, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem desenvolvido, além de campanhas internas de conscientização, projetos de geração elétrica limpa, a exemplo do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR).

Funcionando desde o final de outubro no departamento de Engenharia Elétrica (DEL), o SFCR produz energia através da luz solar e tem gerado uma economia diária de R$ 100, almejando uma economia anual de R$ 36 mil à instituição, já livre de impostos.

Segundo o professor Milthon Serna Silva, que está à rente do projeto do SFRC, a sustentabilidade é um quesito fundamental não só nas atividades diárias, mas no conjunto de toda uma estrutura social e, conseqüentemente, isso se aplica às universidades e às funções de seus gestores.

Sistema Fotovoltaico do DEL

“O sistema foi implantado inicialmente no DEL e a idéia é levá-lo a outros prédios da universidade para que cada vez mais possamos contribuir com a redução dos custos de energia elétrica na UFS . Com uma potência nominal de 42,24kWp e uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados inox, o sistema instalado no DEL conta com 128 placas fotovoltaicas de 330Wp cada e 2 inversores de 27kW, gerando uma energia mensal aproximada de 5.700 kWh/mês, suficiente para fornecer energia elétrica a 30 residências familiares”, explica Milthon.

O monitoramento da economia de energia elétrica pode ser acompanhado em tempo real

Milthon explica ainda que um novo sistema fotovoltaico está em fase de licitação, desta vez beneficiando a Biblioteca Central do Campus São Cistóvão (Bicen). “A Bicen é um dos prédios da UFS que mais consomem energia elétrica, uma vez que funciona nos três turnos e atende toda a comunidade universitária. Assim, é imprescindível os benefícios dessa instalação”, diz Milthon.

Atualizado em: Ter, 21 de novembro de 2017, 15:06