Ter, 27 de fevereiro de 2018, 11:49

UFS sedia debates preparatórios para o Fórum Social Mundial
Evento acontece nos três turnos desta quinta-feira, 1°, no campus de São Cristóvão

Com o intuito de discutir e problematizar questões relacionadas à democracia, direitos humanos, democratização da economia, ancestralidade, educação e ciência para libertação dos povos, entre outros temas, acontecerá nesta quinta-feira, 1°, a 2ª Plenária Ampliada, referente ao Fórum Social Mundial, que será realizado entre os dias 12 e 17 de março, em Salvador. Veja a programação abaixo da matéria.

Segundo Jhonathan Lima, estudante de Economia, o evento, que será realizado no campus de São Cristóvão, pretende discutir 19 eixos temáticos centrais que servirão como base para as discussões levadas por representantes de Sergipe para o fórum. “Nós estamos nos organizando aqui dentro do estado através de um conjunto de entidades, movimentos sociais e organizações”, destaca o estudante.

As discussões propostas pelas mesas-redondas serão distribuídas pelos auditórios das Didáticas V, VI e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), além dos miniauditórios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

“Nas mesas de debates propostas, a gente está trazendo a visão acadêmica com a colaboração de professores da universidade e a visão de pessoas que atuam nos movimentos sociais. Vamos ter um rico debate que mistura a visão acadêmica com a visão dos movimentos sociais”, ressalta Jhonathan.

Além das mesas, será realizado um ato político-cultural às 17h, na Praça da Democracia.

O evento acontece em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os estudantes interessados podem se inscrever através do Sigaa.

Fórum Social Mundial

De acordo com as diretrizes disponíveis no site oficial, o Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes. O fórum funciona através da articulação de entidades e movimentos sociais que se opõem ao modelo neoliberal de desenvolvimento e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.