Seg, 05 de março de 2018, 16:52

Saiba como acessar a “eduroam”, a nova rede wi-fi da UFS
Somente pessoas vinculadas à instituição terão acesso

A rede de internet sem fio oficial da UFS, antiga “WI-FI UFS”, foi substituída pela rede “eduroam” (Education Roaming). A mudança foi iniciada há cerca de um ano e, com essa nova tecnologia, a universidade faz parte de uma rede mundial de educação e pesquisa, que oferece acesso wi-fi sem a necessidade de múltiplos logins e senhas.

Qualquer pessoa que possuir vínculo ativo com a UFS terá acesso à “eduroam”. Aluno, professor, técnico administrativo e terceirizado que tiver usuário e senha no sistema SIG (Sigaa ou SIGRH) já têm o cadastro para acessar a rede sem fio, necessitando apenas uma configuração no dispositivo.

A configuração pode ser feita utilizando a rede auxiliar “eduroam-CONFIG”. É preciso fazer o download da ferramenta de configuração específica para o sistema operacional do seu aparelho através da www.eduroam.ufs.br (clicar em “CAT eduroam UFS”). Após essa etapa, a ferramenta deve ser instalada em seu aparelho e então é só acessar a rede com o cadastro de usuário do sistema SIG acrescido de @ufs.br e senha.

Para esclarecer algumas dúvidas, o NTI construiu uma série de tutoriais tentando abarcar o máximo de dispositivos possíveis para auxiliar a configuração.

Segundo Rodrigus Oliveira, da equipe de Redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFS, a instalação da nova rede vem para uniformizar o serviço de wi-fi e oferecer maior segurança para os usuários. São equipamentos específicos para locais como campus e ambientes de pesquisa, diferentes dos antigos equipamentos existentes na universidade.

“A gente controla quem acessa e quando acessou, mas não monitora que página a pessoa está acessando. Monitoramos quem está acessando e quando está acessando porque se houver algum incidente de segurança, a gente sabe”, explica.

Estabilidade

Uma questão levada em consideração pelo NTI para a instalação da nova wi-fi é a estabilidade do sinal. “É uma rede só. Por onde a pessoa caminhar e tiver o sinal na rede não perde. Vai passar de um prédio para outro sem perder a conexão. Essa infraestrutura que nós estamos instalando permite isso. É uma das vantagens”, afirma Rodrigus.

Além disso, as pessoas vinculadas à universidade que visitarem outras instituições integrantes do Education Roaming terão acesso à rede com o mesmo modo de configuração e vice-versa. Basta usar a mesma senha e login da universidade de origem.

Education Roaming

A rede “eduroam” é abreviação para o Education Roaming, um serviço de mobilidade global desenvolvida para a comunidade de educação e pesquisa. No Brasil, o sistema está presente em 94 instituições e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 2012. Em Sergipe, atualmente, a rede funciona em todos os campi da UFS, menos no Hospital Universitário (HU), que é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Para outros esclarecimentos, entre em contato com o NTI através do eduroam@ufs.br ou pelo telefone (79) 3194-6719.

comunica@ufs.br