Qua, 14 de março de 2018, 14:07

Construção de Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida em Simão Dias é mais uma ação no processo de interiorização da UFS
Obra tem conclusão prevista para 2019
Orçado em mais de R$ 6 milhões e com três pavimentos, centro tem pretensão de ser referência nas áreas de fisioterapia e reabilitação. (Maquete: DIPRO/UFS)

Na manhã de ontem, 14, Lidiane dos Anjos vivenciou um momento histórico para sua cidade, Simão Dias. Ela viu suas esperanças profissionais serem renovadas com a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), unidade do Campus Universitário Prof. Antonio Garcia Filho, de Lagarto.

Veja as fotos do evento.

“Eu, que sou estudante de Fisioterapia, quando ouvi falar sobre o projeto achei muito interessante porque sou encantada pela área e sempre tive o desejo de trabalhar aqui na cidade”, contou. “Com certeza o centro trará oportunidades para que os jovens profissionais daqui trabalhem no município”.

“Centro trará oportunidades para que os jovens profissionais daqui trabalhem no município”, avalia a estudante de Fisioterapia Lidiane dos Anjos. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Orçado em mais de R$ 6 milhões e com uma área de 2.373,52 m², a construção do centro é mais um passo que a UFS dá na direção de interiorizar a universidade, como afirma o reitor Angelo Antoniolli.

“É preciso que a força da UFS se distribua pelas cidades do estado, não se concentrado em um só lugar. As obras que serão feitas aqui estarão focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas no que diz respeito à saúde e na melhor capacitação de recursos humanos”, disse.

Com prazo de conclusão para 2019, o centro contará com três pavimentos e será um importante empreendimento para o município e para a região Centro-Sul, com pretensão de ser referência nas áreas de fisioterapia e reabilitação.

“É preciso que a força da UFS se distribua pelas cidades do estado, não se concentrado em um só lugar”, diz o reitor Angelo Antoniolli sobre a interiorização da universidade.

Valadares Filho, deputado federal, esteve presente na assinatura da ordem de serviço e relembrou a parceria que estabeleceu com a UFS e com projetos voltados para a melhoria e desenvolvimento da universidade.

“A minha parceria com a UFS é histórica, foi assim com a pista de atletismo e agora com esse centro de reabilitação. Será uma grande oportunidade de ter esse centro mais próximo à casa dos estudantes dessa região, impactando diretamente com seu desenvolvimento. Onde você tem a universidade pública você desenvolve o município e a região, essa é nossa intenção com a construção dessa obra”, afirmou.

Projeto

Projeto do CRQV conta com laboratório de cinesioterapia, salas de aula, elevador, piscina adaptada, consultórios, sistema de tratamento de efluentes sanitários, climatização etc. (Maquete: Dipro/UFS)

O projeto executivo do CRQV foi elaborado pela Divisão de Projetos (Dipro) da Universidade Federal de Sergipe e conta com estacionamento, faixa exclusiva para embarque e desembarque de pacientes, recepção, laboratório de cinesioterapia, salas multiuso, de aula, de recursos terapêuticos manuais, de reuniões, estar/lounge, elevador, administração, copa, depósito de equipamentos, piscina adaptada, depósitos gerais, banheiros/vestiários masculino e feminino adaptados, D.M.L., almoxarifado, lanchonete, CPD, consultórios, sala de descanso para funcionários, terraço, subestação, sistema de tratamento de efluentes sanitários e climatização.

Angelo Antoniolli também falou sobre os primeiros serviços que serão oferecidos pelo centro. “Inicialmente vamos começar com a fisioterapia, mas esperamos avançar mais porque é uma área estratégica para a região e para o Brasil. É uma área que precisa ser atendida e nós temos profissionais competentes para isso”.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sáb, 17 de março de 2018, 11:24