Seg, 11 de junho de 2018, 17:23

Centenário de João Cardoso do Nascimento Júnior (in memoriam) é marcado em solenidade na UFS
Evento entregou título de “doutor honoris causa” ao primeiro reitor da universidade
João Cardoso do Nascimento Júnior foi reitor da UFS de 1968 a 1972. (foto: arquivo do Conselho Diretor)

“É o reconhecimento de um grande homem”. Foi assim que Luciano Cardoso descreveu a noite de homenagem para comemorar o centenário de seu pai, João Cardoso do Nascimento Júnior (in memoriam), primeiro reitor da instituição. O evento foi realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em sessão solene dos Conselhos Superiores, formados pelo Conselho Universitário (Consu) e o Conselho de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe).

Confira o vídeo Sessão Solene dos 50 anos.

Esta é a 25ª vez que a universidade entrega o título de "doutor honoris causa". (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na ocasião, o reitor Angelo Antoniolli conduziu a cerimônia de entrega do título de “doutor honoris causa” a Juracy Flores Cardoso, viúva do professor João Cardoso, . “É importante [esse título] porque ele fez parte da fundação da UFS como professor e depois como o primeiro reitor. Poder comemorar e compartilhar seu centésimo ano, se assim estivesse vivo, é uma honra para nós”, afirma Angelo.

A homenagem fez parte da programação do cinquentenário da universidade e foi organizada em conjunto com a Academia Sergipana de Medicina. “Isso foi muito importante, não só para a família, mas também para representar a grandiosidade que João Cardoso teve na vida com todas as pessoas. Ele sempre foi muito aberto para ajudar o próximo”, conta Luciano Cardoso.

Sessão solene dos Conselhos Superiores foi realizada no auditório da Reitoria.

A indicação do nome foi feita pelo professor do Departamento de Medicina Antônio Paixão, com objetivo de “marcar com o título honorífico da UFS a vida de um homem importante para o nascimento da instituição e sua condução nos anos duros de sua criação”, segundo a proposição de outorga do título.

De acordo com Mário Adriano, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, a solenidade tem papel de resgatar a história da universidade. “A UFS tentou identificar pessoas apontadas como de relevância para serem homenageadas. Para mim, foi muito interessante e gratificante poder trabalhar com uma equipe preocupada com o resgate histórico porque é necessário trazer a memória do nosso primeiro reitor”, diz Mário, conselheiro responsável pelo parecer favorável à indicação de João Cardoso.

“É necessário trazer a memória do nosso primeiro reitor”, diz Mário Adriano, conselheiro responsável pelo parecer favorável à indicação.

Primeiro reitor

O professor João Cardoso do Nascimento Júnior nasceu em Piquete/SP em 1918 e se formou em Medicina em dezembro de 1945 na Faculdade de Ciências Médicas da Bahia. Em seguida, especializou-se em Cardiologia Infantil, Puericultura Individual e Patologia do Recém-Nascido.

Solenidade marcou as comemorações pelo centenário de João Cardoso (in memoriam).

Na Universidade Federal de Sergipe, se tornou o primeiro reitor (1968-1972) e foi responsável pela criação dos cursos de Odontologia, Engenharia Química, licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Administração e Ciências Contábeis.

Doutor honoris causa

O título de “doutor honoris causa” é concedido a personalidades que se distinguem, seja pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

Em cinquenta anos de atividade, esta é a vigésima quinta vez que a UFS entrega o maior título honorífico da instituição.

Infografico

Letícia Nery (bolsista)