Qui, 26 de julho de 2018, 14:27

Trabalhos da UFS recebem menção honrosa no XXVIII Congresso Brasileiro de Anatomia
Autores são docentes do Departamento de Morfologia
A professora Vera Lúcia (de verde) ficou com a menção honrosa com o trabalho intitulado “Anisotropias ópticas e morfometria das fibras colágenas do tendão extensor curto do polegar em cadáver humano adulto”.  (foto: arquivo pessoal)
A professora Vera Lúcia (de verde) ficou com a menção honrosa com o trabalho intitulado “Anisotropias ópticas e morfometria das fibras colágenas do tendão extensor curto do polegar em cadáver humano adulto”. (foto: arquivo pessoal)

Os professores Vera Lúcia Correia Feitosa e Diogo Costa Garção, do Departamento de Morfologia (DMO), receberam menção honrosa no XXVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, que ocorreu de 17 a 21 de julho em João Pessoa (PB). Realizado em conjunto com o XXXIX Congresso Chileno de Anatomia e o IV Encontro das Ligas Estudantis de Morfologia, o evento contou com a participação de vários professores da UFS através da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por seus discentes e da Universidade Tiradentes (Unit).

Houve apresentação de 1.388 trabalhos. Destes, 132 foram escolhidos para serem apresentados na modalidade “tema livre” e 1.206 na modalidade “poster”.

Dos trabalhos “tema livre”, 17 foram premiados. A professora Vera Lúcia ficou com a menção honrosa com o trabalho intitulado “Anisotropias ópticas e morfometria das fibras colágenas do tendão extensor curto do polegar em cadáver humano adulto”.

O estudo foi o tema da pesquisa do aluno Ruan Pablo Vieira Santos, bolsista do CNPq através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFS (Pibic) no período de 2016-2017. O trabalho havia sido contemplado com o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica pela UFS.

Na modalidade “poster”, 122 foram contemplados com menção honrosa. Entre eles, três trabalhos da autoria do professor Dr. Diogo Costa Garção: “Avaliação morfométrica do seio lateral e possíveis relações com pontos craniométricos”; “Avaliação morfológica do astério e possíveis relações com pontos craniométricos” e “Desenvolvimento dos músculos papilares das valvas cardíacas em cadáveres do quarto ao nono mês de idade ‘gestacional’”.

Como colaboradores, participaram destes trabalhos os professores Francisco Prado Reis (Unit), Erasmo de Almeida Júnior (Unit), José Aderval Aragão (DMO e UNIT), Paula Santos Nunes (DMO), os discentes Raimundo Dantas de Maria Junior (UFS), João Lucas Santos Corrêa (UFS), Juliana Maria Chianca Lira (UFS), Higor Dantas Gonçalves Carvalho (UFS), Byanka Porto Fraga (UFS) e Rodrigo Ribeiro Almeida (Unit) e a técnica de laboratório Ana Denise Santana de Oliveira.

Abaixo o resumo dos respectivos trabalhos e a relação de todos que receberam menção honrosa.

Com informações do Departamento de Morfologia (DMO)

Atualizado em: Qui, 26 de julho de 2018, 16:11