Sex, 03 de agosto de 2018, 15:32

Estudante da UFS conquista medalhas de ouro em Pan-Americano Universitário
Judoca foi campeã em evento que reuniu diversos países
Istelina Silva foi campeã de judô na categoria pesado (+78 kg) e junto à equipe feminina universitária (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A estudante de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Sergipe Istelina Silva foi campeã de judô nos jogos Pan-Americanos Universitários, que aconteceram em julho deste ano na cidade de São Paulo. A atleta levou duas medalhas de ouro: uma pelo desempenho individual na categoria pesado (+78 kg) e outra junto à equipe feminina universitária.

Com um histórico recheado de conquistas, o judô está presente na vida de Istelina há mais de 15 anos. “Desde que conheci o judô, me apaixonei pelo esporte e pratico desde quando a escola onde estudei inseriu a modalidade como opção”, explica.

Durante a carreira, a judoca – que ingressou na UFS em 2015 e, desde o ano seguinte, participa de eventos universitários, conquistando medalhas de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) de 2016 e 2017 - sofreu algumas lesões e passou por problemas de saúde que provocaram o afastamento dos treinos e competições.

No ano passado, ela ficou em 2º lugar na seletiva olímpica Tóquio 2020. Este ano, conquistou duas medalhas de bronze no Aberto Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru, e no Aberto Pan-Americano de Judô em Buenos Aires, na Argentina.

No ano passado, a estudante de Engenharia de Materiais da UFS ficou em 2º lugar na seletiva olímpica Tóquio 2020

Sobre o FisuAmerica Games (Pan- Americano Universitário)

A primeira edição do evento, voltada exclusivamente para atletas universitários, reuniu mais de 32 países de todo o continente americano, segundo dados do site oficial do evento. Resultado da parceria da Fisu (traduzido para Federação Internacional do Esporte Universitário) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (Cbdu), a competição ocorreu em São Paulo, entre os dias 19 e 29 de julho.

Próximos desafios

A atleta agora se prepara para o Troféu Brasil, considerado o principal evento nacional na modalidade esportiva, que acontecerá de 16 a 19 deste mês, produzido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

“É um evento de grande importância, capaz de aumentar minha pontuação no ranking nacional, ampliando minhas chances de representar o Brasil nas Olimpíadas 2020 e 2024”, afirma.

Esporte na UFS

A UFS, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), oferece o auxílio Esporte e conta atualmente com 54 bolsistas. Os estudantes são selecionados por meio de análise socioeconômica e de habilidade no esporte escolhido verificada por uma comissão especializada. A remuneração é de R$400 e as vagas são disponibilizadas periodicamente por meio de edital divulgado na página da Proest.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Ter, 07 de agosto de 2018, 08:32